Meio Bit » Arquivo » Filmes e séries » Yahoo mata IntoNow. Ou já estava moribundo mesmo?

Yahoo mata IntoNow. Ou já estava moribundo mesmo?

GetGlue vai mal das pernas, agora voltou como TVTag, meio mais-ou-menos. IntoNow, comprado pelo Yahoo foi completamente descontinuado. A idéia da Segunda Tela, que iria unir TV e redes sociais parece não ter dado muito certo. Ao menos no que diz respeito a apps dedicados. Twitter, Facebook, WhatsApp e similares receberam a TV e seus espectdores de braços abertos.

10 anos atrás

intojow

Foi com muita tristeza que vi o Yahoo matar o IntoNow, um excelente e simpático app social para compartilhar hábitos televisivos. Só que pensando mais um pouco, percebi que uso o programa desde sempre, compartilho em redes sociais e não passei de 162 amigos em minha rede.

Pesquisando descobri que a maioria das pessoas acha um saco apps que compartilham hábitos musicais televisivos e cinemáticos. Estão pouco se lixando se o Dori ganhou um adesivo por assistir Glee, ou se é o 5º episódio seguido de Grey's Anatomy que o Nick emenda.

A tecnologia soundprint do IntoNow era bem legal, você deixava que o iPad ou iPhone escutasse um trecho do filme, ele identificava e tuitava. Mas convenhamos, é só uma facilidade. Os apps de Segunda Tela vem com mais recursos. Os específicos trazem vídeos, salas de chat, imagens, informações extras sobre os personagens, tudo sincronizado com o que está passando na TV. Ou seja, você precisa fazer e futucar nisso tudo no exato momento em que está tentando assistir um episódio de sua série favorita.

annie2

Community não perdoa. Se você ficar futucando no tablet, vai perder as piadas. Também.

O próprio GetGlue, que era referência na área, foi vendido, mudou de nome para TVTag e abriu mão de vários recursos. Em um mercado de empresas avaliadas em bilhões, de 2007 a 2013 o GetGlue só conseguiu captar US$ 25 milhões de investimento, valores menores que os do Meio Bit (a margem de erro é de US$ 25 milhões).

Essas startups estão descobrindo que a idéia de Segunda Tela e compartilhamento social é legal, tão legal que as pessoas fizeram isso sem apps específicos. Usam as redes sociais existentes. Em épocas de final de novela, BBB, jogo de futebol, Twitter, Facebook, WhatsApp e similares ficam um inferno de mensagens sobre o programa da vez.

O pessoal fazia o checkin no GetGlue, pegava o maldito adesivo virtual e corria pro Twitter para falar do especial do Dr Who.

conceito de segunda tela é excelente, mas não adianta enfiar 54.323 funcionalidades, quando tudo que as pessoas queriam era interagir com os amigos. Pensando bem, não faz sentido você desviar a atenção da TV pra ler 5 parágrafos sobre as cuecas do Nick Fury. Quando você voltar pra TV, a cena já terá passado.

Talvez um app dedicado consiga quebrar esse paradigma e gerenciar tempo/atenção do espectador, mas por enquanto isso ainda não aconteceu. O que é uma pena, eu adorava o IntoNow.

Fonte: GO.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários