Meio Bit » Arquivo » Internet » Yahoo Mail tem comprometimento de contas em massa

Yahoo Mail tem comprometimento de contas em massa

De acordo com informações do Yahoo, usuários do Yahoo Mail tiveram as suas contas comprometidas e receberam instruções para alterar as senhas das contas. De acordo com eles, os dados foram obtidos através de terceiros e nenhum sistema interno do Yahoo foi hackeado.

10 anos atrás

Na última quarta-feira, escrevi um texto falando sobre um bug no Gmail que fez com que o serviço de e-mail do Google excluísse uma mensagem ao invés de outra e, nos comentários, um dos leitores falou algo que me preocupa (e acredito que a outras pessoas também) muito: a confiança que depositamos em serviços online. Uma vida digital inteira nas mãos nos servidores de uma só empresa. Sempre que algo dá errado, a preocupação volta ou se maximiza.

Nesta quinta-feira, o Yahoo publicou um post em seu blog Tumblr através do qual a empresa afirma que, recentemente, um ataque coordenado foi realizado contra um número não informado de contas do Yahoo Mail. Eles afirmam que, após a descoberta, medidas no sentido de proteger as contas dos usuários foram tomadas, enviando uma mensagem (via e-mail ou SMS) informando sobre o problema e solicitando que todos alterassem as suas senhas o mais brevemente possível, além de recomendar que a segunda etapa de verificação fosse ativada em suas contas.

A empresa garante que, pelo o que eles conseguiram apurar, não houve qualquer comprometimento direto dos sistemas do Yahoo. Isso quer dizer que, apesar de os hackers terem tido acesso aos dados de conexão, tais informações foram obtidas através de “um banco de dados de terceiros”, uma vez que eles não têm “qualquer evidência de que eles [os dados] foram obtidos diretamente dos sistemas do Yahoo”.

Uma dica que sempre dou é: cuide da sua conta online como se ela fosse a sua conta bancária. Mantenha os dados de recuperação (e-mail, respostas secretas, números de telefone…) sempre atualizados, utilize senhas fortes, ative a 2SV se o serviço tiver, faça backup, tenha uma conta reservada sempre sincronizada… Sabe aquele ditado velho e idiota “não adianta chorar pelo leite derramado”? Pois é.

relacionados


Comentários