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Clash of Clans, uma máquina de fazer dinheiro

Números sobre o faturamento diário do Clash of Clans são conflitantes, indo desde US$ 654 mil até US$ 5,15 milhões, mas uma coisa é certa: os seus criadores estão ganhando MUITO dinheiro com ele.

10 anos atrás

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Se você ficou boquiaberto com o desempenho comercial do agora extinto Flappy Bird, espere até saber os números que envolvem outro grande sucesso dos dispositivos móveis, o Clash of Clans.

A informação inicial sobre o faturamento do jogo criado pela SuperCell foi divulgada pelo site Business Insider, que afirmou que o título faturaria algo em torno de US$ 654 mil por dia e como se trata de um jogo gratuito, o lucro viria de jogadores que gastam centenas de dólares em itens.

O valor em si já seria bastante impressionante, mas aí surgiu um hacker conhecido como Ethical Spectrum. Após conseguir acesso a ferramenta que a desenvolvedora finlandesa utiliza para gerenciar seus jogos, essa pessoa divulgou uma foto que mostra o faturamento diário do estúdio e nela podemos ver que só no dia 7 de fevereiro eles arrecadaram US$ 5,15 milhões, além de registrarem 29,4 milhões de jogadores, sendo que apenas naquela data mais 931 mil pessoas aderiram.

Embora a SuperCell tenha admitido a invasão, infelizmente a veracidade da imagem não pôde ser confirmada e também não ficou claro se todo esse dinheiro foi gasto apenas no Clash of Clans ou em todos os jogos da empresa, mas independente de qual valor ser o verdadeiro, o caso serve para termos uma noção do que está acontecendo na indústria.

O faturamento de jogos para tablets e smartphones está se tornando cada vez mais alto e por isso não é de se estranhar empresas como a Sega estarem dedicando uma atenção maior a esse mercado, nem estúdio menores como a própria SuperCell valerem mais de US$ 3 bilhões.

Eu sinceramente não sei onde isso irá parar e tendo a não apostar no fim dos jogos de grande porte, mas com tanto dinheiro circulando entre os jogos ditos casuais, como questionar a decisão de uma empresa que prefira apostar na criação de um novo Clash of Clans ao invés de colocar alguns milhões em uma superprodução que com sorte, venderá bem por apenas dois ou três meses?

http://youtu.be/rnUqWWAEQeU

Fonte: MCV e GameZebo.

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