Meio Bit » Arquivo » Games » Clássico-mor dos shmups, Ikaruga desembarca no Steam no dia 18/02

Clássico-mor dos shmups, Ikaruga desembarca no Steam no dia 18/02

Marque na sua agenda: 18 de fevereiro marcará a chegada ao Steam de Ikaruga, considerado por muitos o melhor shoot 'em up de todos os tempos

10 anos atrás

ikaruga

Outrora sinônimos dos videogames, responsáveis tanto pela sua criação (o segundo game da história, Spacewar!, era um shmup) quanto sua popularização, os shoot 'em ups hoje são uma categoria de nicho, bem distante dos holofotes pelo motivo que não havia muito o que inovar em suas mecânicas para adicionar algo novo aos jogadores. o surgimento do subgênero Bullet Hell foi uma reação a esse problema: sem espaço para novas ideias, o aumento da dificuldade permitiu uma nova geração de games interessantíssimos, onde a Cave reina quase que sozinha.

Só que a desenvolvedora japonesa Treasure se destaca nesse meio, pois mais de uma vez foi capaz de adicionar mecânicas inovadoras como por exemplo em Radiant Silvergun (que não possuía power-ups; as armas estavam disponíveis desde o início e recebiam upgrades) e posteriormente em seu sucessor espiritual, que é considerado o melhor game do gênero: Ikaruga, lançado em 2001 originalmente para a placa NAOMI da Sega para arcades e Dreamcast, e posteriormente portado para Gamecube, Xbox Live, Android e agora, Steam.

A jogabilidade parece simples quando explicada, mas permite decisões de design muito interessantes: você controla uma nave que pode alternar entre duas cores, branco e preto. Ela absorve tiros da cor que estiver utilizando no momento e causa mais dano (o que rende mais pontos) ao atacar inimigos da cor oposta. Só com isso imagine os desafios insanos que a Treasure preparou, que não são poucos.

Introduzido no Steam Greenlight no fim de setembro passado, em poucos dias Ikaruga foi aprovado pelo público e desde então Valve e Treasure vêm batendo cabeça para se entenderem, mas parece que agora vai: a data de lançamento foi confirmada para a próxima terça-feira, dia 18 de fevereiro. Ele não contará infelizmente com co-op online e não trará novidades fora do básico suporte tanto a controle quanto teclado e mouse e achievements, o que não chega a ser um problema mas adições seriam interessantes. Ainda não há informação de quanto vai custar, mas se quer minha opinião? Vai valer cada centavo investido.

Fonte: Steam.

relacionados


Comentários