Meio Bit » Arquivo » Fotografia » World Press Photo - câmeras mais populares

World Press Photo - câmeras mais populares

Depois de ficarmos maravilhados ao vermos as fotos dos vencedores do World Press Photo, agora é hora de ver quais câmeras a elite do fotojornalismo mundial está utilizando.

10 anos atrás

Agora em fevereiro tivemos o anúncio dos vencedores do World Press Photo 2014. Para quem não sabe, esse é um grande prêmio de fotografia voltado para os fotógrafos profissionais do jornalismo. Embora seja um prêmio já tradicional, todo resultado é capaz de deixar qualquer um de queixo caído por conta das magníficas imagens produzidas por profissionais inspirados. A versão de 2014 contou com 5.754 fotógrafos de 132 nacionalidades que enviaram 98.671 imagens. Uma grande participação que é justificada pela importância do evento. Todos os vencedores e a galeria de fotos podem ser vistos no site oficial do World Press Photo 2014.

world_press_photo_2014

John Stanmeyer -

Mas, esse texto está aqui para comentar a bola levantada pelo Hastalosmegapixels que publicou um gráfico com as marcas e modelos de câmeras utilizados pelos fotógrafos vencedores do World Press Photo. Assim como afirmado pelo pessoal do PetaPixel, o importante é o olhar e o conhecimento do fotógrafo, pois o cérebro é o seu principal equipamento fotográfico, mas sempre fica aquela curiosidade em saber o que os grandes fotógrafos estão utilizando quando falamos em equipamentos. O gráfico abaixo é bem ilustrativo.

world_press_photo_2014_b

Olha só as informações que podemos levantar sobre o mundo do fotojornalismo profissional. Ficamos sabendo que 2% dos vencedores ainda se utilizam de filme fotográfico. Embora seja uma minoria,  nesse caso estamos falando da fotógrafa Danila Tkachenko que utilizou uma Mamiya 7 para a reportagem "Escape" que valeu o primeiro lugar na categoria de Histórias. Da mesma maneira, 88% ainda preferem as SLR, enquanto 3% abraçaram as mirrorless e 2% fotografam com câmeras compactas (lembrando que existem câmeras compactas com alto poder de fogo). Por fim, a Canon ainda detém a preferência dos fotógrafos com 58% do bolo total. Nikon vem logo atrás com 28% (parece pouco, mas essa porcentagem vem crescendo ano a ano). Por fim, as duas gigantes são seguidas por Leica (7%), Sony (5%) e Mamiya (2%).

Falar da marca é fácil, mas quando chegamos a modelos a coisa fica totalmente pulverizada. Mas, a Canon EOS 1Dx é a câmera mais utilizada entre os vencedores. No outro ponto temos o Peter van Agtmael que utilizou uma compacta Sony para a maioria das fotos do ensaio  “Healing Booby”. E, fechando as curiosidades, tem gente que ganhou e se utiliza de câmeras baratas e simples (ou antigas), como a Nikon D80, Sony Nex-5 e Canon EOS 1100D, provando mais uma vez que o cérebro é o principal elemento dentro de uma fotografia.

relacionados


Comentários