Meio Bit » Arquivo » Games » Jogos F2P, a mina de ouro da App Store e Google Play

Jogos F2P, a mina de ouro da App Store e Google Play

Levantamento revela que 79% da receita gerada pela App Store e Google Play dos Estados Unidos é proveniente dos jogos free-to-play e cenário se torna ainda mais impressionante quando olhamos para a China e Japão.

10 anos atrás

Puzzle-&-Dragons

A discussão sobre os jogos para dispositivos móveis e free-to-play acabarem com os games tradicionais parece ter ficado no passado, afinal existe espaço para todos os estilos. No entanto, a quantidade de dinheiro que esses "novos concorrentes" tem gerado é impressionante e um levantamento feito pela empresa Distimo mostrou que eles só tendem a se tornar mais numerosos.

Se levarmos em consideração apenas os Estados Unidos, hoje a receita gerada pelas microtransações em games seria responsável por 79% de todas as vendas realizadas nas lojas do iOS a Android, um aumento considerável em relação aos 66% registrado no ano passado e quase o dobro do número visto em 2012, que era de 46%.

Porém, a situação se mostra ainda mais impactante quando olhamos para mercados como a China ou o Japão, onde 94% de todo o dinheiro gasto na App Store e no Google Play são referentes a jogos gratuitos. De acordo com o analista Christel Schoger, na Terra do Sol Nascente um download resulta em aproximadamente US$ 5,32; o que confirma o enorme potencial da região.

Se tudo isso não fosse o suficiente para entendermos o crescente interessante das desenvolvedoras em lançar jogos para essas plataformas, o sucesso alcançado por empresas como a GungHo Online Entertainment está aí para deixar as coisas mais claras, afinal, com títulos como o Puzzle & Dragons lhe rendendo cerca de US$ 5 milhões por dia, não é de se estranhar que todos queiram encontrar sua própria galinha dos ovos de ouro.

A única coisa que ainda não consegui entender muito bem é o porque dos consoles não terem aderido com tudo a esse modelo de negócios. Será que jogadores desses aparelhos estão menos propensos a gastar pequenas fortunas, alguns poucos centavos de cada vez?

Fonte: Gamesbeat.

relacionados


Comentários