Meio Bit » Arquivo » Indústria » Viber passa a oferecer ligações de graça para fixos em todo o Brasil [atualizado]

Viber passa a oferecer ligações de graça para fixos em todo o Brasil [atualizado]

Aproveitando a recente queda do WhatsApp e o temor dos usuários quanto a privacidade após a compra pelo Facebook, o Viber resolveu oferecer chamadas telefônicas gratuitas para telefones fixos do Brasil.

10 anos atrás

viber

A compra do WhatsApp pelo Facebook na última semana, pela bagatela de US$ 19 bilhões, mexeu e remexeu com o mercado dos IMs (não considero esse tipo de app como rede social). O resultado mais imediato foi o #mimimi sem fim, nas redes sociais, de pessoas alegando que deixariam o comunicador por não confiarem o conteúdo de suas mensagens ao Markinho.

O segundo caso e, talvez, o mais impressionante, foi a adoção em massa, pelos usuários do WhatsApp, do Telegram, um serviço que existe há muito tempo, mas que era praticamente desconhecido no Brasil. O ponto alto da debandada ocorreu entre a noite de sexta e a tarde de sábado, quando o novo brinquedo do Markinho saiu do ar e deixou centenas de milhões de usuários enfurecidos.

Em uma ação ousada no sentido de conter a migração dos usuários do WhatsApp para o Telegram, o Viber anunciou, nesta terça-feira, que liberará ligações gratuitas para todo e qualquer telefone fixo no Brasil através do Viber Out.

viber_chamadas_gratuitas_brasil

De acordo com Luiz Felipe Barros, diretor do Viber no Brasil, a ação já estava programada, mas foi antecipada pelas recentes notícias envolvendo o WhatsApp. “A gente quer ultrapassar o WhatsApp no mundo inteiro e seremos muito agressivos para isso”, afirmou Barros.

Inicialmente, a promoção tem validade de duas semanas, mas poderá ser prorrogada semanalmente, desde que a adesão por parte dos usuários seja significativa. Para isso, a empresa empresa espera que o volume de mensagens de texto tenha um crescimento de 25% por semana, liberando, assim, mais uma semana de ligações para telefones fixos inteiramente di grátis.

Crescimento no número de downloads do Viber na App Store no Brasil

Crescimento no número de downloads do Viber na App Store no Brasil

De acordo com o executivo do Viber no Brasil, o aplicativo ocupada a 60ª posição entre os apps mais baixados da App Store antes do anúncio da venda do WhatsApp ao Facebook. Uma vez consumado o anúncio, o app subiu para a 24ª posição. No sábado, quando o zap zap capotou e deixou os usuários malucos, ainda segundo o Viber, o aplicativo subiu para o 2ª colocação entre os aplicativos de mensagem da lojinha da Apple. Hoje, ele ocuparia, segundo Barros, a 4ª colocação entre os IMs, ficando à frente do WhatsApp, que ocupa a 5ª colocação.

O que nao ficou claro, para mim, é se os usuários terão que adicionar um crédito mínimo ao Viber Out, mesmo com as ligações sendo gratuitas. Para fazer a chamada gratuita, basta acessar qualquer contato e tocar no número do telefone fixo, ou, ainda, utilizar a opção do teclado e inserir o número no formado DDD+número. A jogada do Viber é extremamente interessante, principalmente ao amarrar a prorrogação da promoção ao aumento da troca de mensagens de texto. Se dará certo, somente saberemos daqui duas semanas. 😉

Atualização

Na tarde desta segunda-feira (10/03), o Viber anunciou, no Twitter, que a promoção foi prorrogada por mais uma semana. De acordo com a empresa, durante as duas primeiras semanas, o aumento no número de mensagens de texto ultrapassou os 25% pretendidos. No total, segundo o Viber, 6,5 milhões de ligações gratuitas foram feitas nas semanas englobadas pela promoção, totalizando 25 milhões de minutos em chamadas.

Para que a promoção perdure para além do dia 17, basta que haja um novo acréscimo no volume de mensagens de texto.

relacionados


Comentários