Meio Bit » Arquivo » Hardware » Quem diria, a Apple está dando uma mãozinha ao Windows 8

Quem diria, a Apple está dando uma mãozinha ao Windows 8

Boot Camp do novo Mac Pro só suporta o SO da Microsoft a partir do Windows 8; movimento pode se repetir em toda futura linha de novos computadores da Apple

10 anos atrás

windows-8-on-a-mac

A Microsoft tenta, mas a verdade é que o Windows 8 não está indo muito bem. O market share subiu um pouquinho, mas comparado com Windows 7 e Windows XP ele tem levado uma surra. Aliado a decisões como a da HP de voltar a oferecer o Windows 7 em seus produtos, a imagem de seu mais recente SO não está nada boa. Ele não chega a ser ruim, mas ele é diferente demais e acaba por afastar os menos propensos a experimentá-lo, isso quando não instalam o Windows 7 por cima num PC novo.

A ironia nessa história é que o mercado de Macs, ainda que seja bem menor do que o de Windows perde por pouco em share para PCs com o sistema das janelas mais recente (7,68% contra 10,68%). Só que boa parte de donos de Macs, principalmente desenvolvedores e pessoas que migraram do Windows ainda utilizam o sistema, seja via programas de virtualização como VMWare e VirtualBox ou utilizando a ferramenta nativa, o Boot Camp.

Só que um dono do novo Mac Pro descobriu uma coisa bem interessante: de forma indireta a Apple está ajudando a Microsoft pois removeu o suporte ao Windows 7 do Boot Camp; só é possível instalar o Windows na lixeira de luxo a partir do 8:

only-windows-8-001

Claro, o que acontece é que a Apple sempre dá preferência ao que há de mais novo e moderno, portanto manter o suporte a um SO antigo não é aceitável. Porém esse passo não-intencional acaba por ajudar a Microsoft, pois quem quiser adquirir um Mac Pro e rodar o Windows via Boot Camp vai ter que engolir o 8. Obviamente, por ser seu computador mais recente este é um indício que o suporte ao Windows 7 sumirá na próxima atualização das linhas Mac e Macbook. É provável também que o Mac Pro não suporte drivers do Windows 7, mas essa é uma menor possibilidade.

Em todo caso, como o Windows 8 não está bem das pernas qualquer ajuda é bem-vinda, mesmo que não-intencional.

 

Fonte: TB.

relacionados


Comentários