Meio Bit » Games » E a Mojang continua aumentando (e muito) seu faturamento

E a Mojang continua aumentando (e muito) seu faturamento

Mojang revela que seu faturamento dobrou em relação ao ano anterior e fala sobre o fenômeno Minecraft, um jogo que teima em diminuir suas vendas, mesmo tantos anos após o seu lançamento.

7 anos e meio atrás

minecraft

Todos os anos inúmeras empresas lançam uma grande quantidade de jogos dos mais variados estilos, para assim tentar conquistar o maior número possível de pessoas e consequentemente aumentar as chances de obter lucro. Porém, existe um estúdio que não precisa disso, pois encontrou uma verdadeira mina de ouro, uma fonte aparentemente inesgotável de dinheiro chamada Minecraft.

Sendo responsável por quase todo o faturamento da Mojang, o popular jogo fez com que em relação ao ano anterior, o faturamento da desenvolvedora subisse de 326 milhões para 816 milhões de coroas suecas, ou algo em torno de 129 milhões de dólares. Contando hoje com 36 funcionários, a maior parte desse lucro foi gasto com direitos de licenciamentos pagos a outra empresa que pertence a Markus "Notch" Persson, ou seja, a fortuna continua nas mãos do criador.

Já em relação a fonte do dinheiro, não chega a ser surpresa ele vir do principal jogo da companhia, mas o que chama a atenção é a maneira como ele foi dividido, com 30% vindo das versões para consoles, 38% das vendas para PC e 25% sendo referente ao jogo para dispositivos móveis. O restante seria graças aos muitos produtos relacionados ao Minecraft.

Normalmente quando se trata de jogos, você começa a esperar um declínio depois do primeiro ano desde o lançamento. Isso nunca aconteceu com a gente,” explicou Carl Manneh, CEO da Mojang. “Financeiramente falando, não temos a pressão alguma para nos apressarmos em qualquer novo projeto. Além disso, não temos donos externos que nos obrigam a alcançar qualquer objetivo.

De fato, o que o Minecraft tem feito ao longo desses anos só reforça a ideia de que o jogo é um dos maiores fenômenos da história dos videogames e a declaração é bastante significativa, principalmente em relação a falta de novidades vindas do estúdio e no caso especifico de Notch, que não tem demonstrado muito interesse em criar novos jogos, como o culpar? Afinal, provavelmente as suas próximas três ou quatro gerações estão financeiramente tranquilas.

Fonte: Eurogamer.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários