Meio Bit » Arquivo » Mobile » OPINIÃO: ao contrário do Master Chief, não boto fé na Cortana

OPINIÃO: ao contrário do Master Chief, não boto fé na Cortana

Ok, todo mundo viu o anúncio da Cortana, a Assistente Pessoal Inteligente do Windows Phone que promete ser incrível. Pouca dúvida de que conseguirão, mas sendo realista, o que é bem difícil é que em algum momento ela fale português…

10 anos atrás

Não me entendam mal. Eu adorei tudo que vi sobre a Cortana, desde a concepção, usar o nome de uma Inteligência Artificial conhecida do público geek foi de uma visão ímpar, diametralmente oposta à IBM, que obrigou Clarke e Kubrick a removerem qualquer referência à empresa em 2001 — Uma Odisséia no Espaço, pois o computador era “o vilão”. Por estupidez marketeira deixaram de associar HAL-9000 à IBM.

Se a Cortana cumprir 15% do que promete já dará voltas em torno do Google e da Apple. O assistente de voz do Windows Phone hoje é a irmã menor da Siri. Especial mas muito amada, que só precisa de oportunidade pra mostrar que tem um coração enorme. Com a Cortana virará A Madame Curie. 

Só não espero que ela fale português ou funcione por aqui.

Sejamos realistas, nós não falamos um idioma, falamos um código secreto que gringos com 30 anos de Brasil ainda se confundem ao usar. Aqui a gente bota a calça e calça a bota. Pois não quer dizer sim e pois sim quer dizer não. Temos uma classe média pequena e baixo poder aquisitivo. O Custo Brasil torna tudo de qualidade extremamente caro. Temos pouca ou nenhuma automatização na geração de dados, o que eleva esses custos também.

Os serviços que a Siri e o Google Now oferecem demandam muita customização. Cortana exigirá muito mais. O Google Now é um Front End pro Google, um assistente inteligente precisa ser mais que um robô que digite google.com e repita sua pergunta. É preciso capacidade de interpretação de texto, e isso demanda MUITA programação.

Quando o Windows 7 foi lançado, ele veio com um sistema de reconhecimento de voz e ditado muito legal. Na época recebi informação de uma fonte muito bem-posicionada na Microsoft que vários funcionários foram “estudados”, gravando textos para o pessoal da Microsoft Research que cuidava de reconhecimento de voz, e a funcionalidade em português era “iminente”.

Windows 7 veio, foi, Windows 8 veio, está quase indo e até agora nada.

Siri entende Inglês, Cantonês, Francês, Italiano, Japonês, Coreano, Mandarim e Espanhol. Siri não fala nenhuma língua usada em um só país que não tenha um mercado que justifique, como a Itália. Siri não vai falar português tão cedo. O Google Now pode, ele tem bem menos nuance.

Sinceramente não tenho esperança de ver Cortana em português do Brasil. Nós somos terra do iPhone com 8 GB, do Palm IIIe descontinuado lá fora e lançado aqui. Somos um enorme aterro sanitário que recebe o lixo tecnológico de fora. Não me surpreendo se alguém desenterrar aqueles cartuchos do ET do Atari e botar pra vender no Mercado Livre.

Nós não valemos o esforço de localização. Vide a zona que são as legendas do Netflix em séries mais antigas.

Claro, posso estar errado. Na verdade adoraria levar, nas palavras do saudoso Vicente Matheus, um tapa com luva de penico e daqui a uns 6 meses ter uma Cortana lindamente inteligente falando e entendendo português.

Me cobrem.

Leia mais sobre: , , , , , , .

relacionados


Comentários