Meio Bit » Arquivo » Hardware » Gear Solo: a Samsung vai mesmo lançar outro watchphone?

Gear Solo: a Samsung vai mesmo lançar outro watchphone?

Patente de produto chamado Gear Solo sugere que Samsung está realmente trabalhando em um smartwatch que faz ligações sem depender de um smartphone

10 anos atrás

samsung-gear-2

Quando o Google apresentou o Android Wear e a Motorola tão logo exibiu o Moto 360, o primeiro smartwatch com o sistema, praticamente tudo que a Samsung tem exibido nos últimos meses da categoria virou quinquilharia do século passado. A ideia de permitir uma versão do Android especializada que se comunica não com o smartphone, mas com seu enorme banco de dados e seu serviços é algo muito mais à frente que qualquer coisa que a Sammy apresentou, já que ela insiste em amarrar seus dispositivos a seus próprios aparelhos.

Entretanto no mês passado começaram a circular rumores de que o próximo passo seria libertar o smartwatch, mas não na ideia de permitir que ele se conecte com qualquer smartphone. Fontes apontam que a Samsung pretende combater os concorrentes oferendo um relógio completamente independente, equipado com um chip SIM e capaz de realizar ligações por conta própria. Sim, um watchphone de fato.

Pessoas próximas à Samsung dizem que a empresa está desenvolvendo o smartwatch independente já há algum tempo, e agora o Korea Herald informa que uma patente foi registrada na Coreia do Sul, em que o gadget receberia o sugestivo nome de Gear Solo. A princípio ele seria um produto local exclusivo (talvez como o Galaxy Round) e a operadora SK Telecom seria a parceira escolhida para lançar o produto.

Particularmente eu não sou contra smartwatches, já que o que Google e Motorola demonstraram recentemente é algo muito interessante: sincronizar o relógio e a partir daí ter acesso a todos os serviços disponíveis no Android, sem precisar enfiar a mão no bolso toda hora é algo muito legal. Já um aparelho independente, com conexão 3G ou 4G/LTE que permita o usuário realizar ligações diretamente não me apetece muito. Em outros tempos a Samsung engoliu um belo sapo com o S9110 em 2009:

samsung_s9110

Esse dispositivo era independente, mas a Samsung chutou baixo demais ao oferecer um aparelho com 40 MB de espaço interno e display de 176 x 220 pixels. Atualmente a tela de 1,63 polegadas do Gear 2 possui 320 x 320 pixels, o que parece pouco mas é o suficiente para uma telinha tão pequena. O grande problema de oferecer algo como o suposto Gear Solo é que espaço interno e duração da bateria são pontos críticos, sem falar que para atender chamados o usuário será obrigado a andar com um headset.

A Samsung se recusou a comentar sobre o Gear Solo, portanto teremos que esperar para descobrir o quanto disso tudo é verdade. Se eu fosse chutar diria que ele daria as caras junto com o Galaxy Note 4, porém nunca se sabe.

Fonte: CNet.

relacionados


Comentários