Meio Bit » Arquivo » Indústria » Amazon desativa opção de compras in-app do Comixology

Amazon desativa opção de compras in-app do Comixology

Opção de comprar HQs pelo app do Comixology é desativada no iOS e Android; medida da Amazon foi tomada para não mais entregar parte dos lucros nas vendas

10 anos atrás

comixology

Quando a Amazon comprou a Comixology, ela sabia que estava adquirindo a principal plataforma de consumo de quadrinhos de forma simplificada em tablets, sendo ele um dos apps mais populares do iPad. As editoras, mesmo as gigantes GD e Marvel reconhecem o app como essencial em sua estratégia de vendas digitais, que ao menos para a casa do Superman representa hoje 15% das vendas totais de HQs.

Só que isso é passado. A Amazon não tem a menor disposição de dividir seus lucros com o Google e a Apple - especialmente a segunda, após o rolo com o suposto cartel que elevou os preços dos livros digitais e prejudicou a plataforma Kindle -, já que quaisquer compras in-app resultam em porcentagem para as plataformas. Por isso o Comixology não mais permite que você adquira gibis pelo app: agora só pelo site.

Os updates nas plataformas Android e iOS não são idênticos, mas o resultado é o mesmo: a partir de agora você só poderá comprar gibis no site da Comixology, e o app serve apenas para sincronizar as publicações. No Android ainda é possível comprar os gibis, mas você será direcionado ao novo sistema do app e pagar com PayPal ou cartão de crédito, tendo a opção de pagamento via Google Wallet eliminada. Já no iOS a situação é diferente: o app é completamente novo, é preciso baixá-lo e sincronizar sua conta novamente, e só aí baixar outra vez seus gibis. Não adianta manter o app velho, pois o novo não reconhece os gibis já presentes no iGadget. Além disso a loja do antigo app foi desativada.

Obviamente que a reação do público está sendo péssima. Acostumados com a comodidade de comprar seus gibis com apenas um clique, usuários de iOS o estão avaliando muito mal; a média de nota atual é de apenas uma estrela e meia. Isso pode ser um problema para a Amazon pois pode significar uma fuga em massa dos usuários para outras plataformas, ainda que muitos tenham gastado uns bons trocados na loja.

Eu entendo os motivos que levaram a Amazon a tomar essa decisão, pois perder 30% em cada compra de quadrinhos para a Apple ou Google é mais do que ela está disposta a pagar, considerando que as editoras detém a maior parte dos lucros com a venda de gibis. Porém é fato que se o descontentamento do público permanecer o app vai sim perder tração. E como iPad ainda é sinônimo de tablets, desagradar os usuários da plataforma pode não ser uma boa ideia.

Fonte: CNet.

relacionados


Comentários