Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Samsung Galaxy Note 3 ou Canon 5D Mark III? Quem filma melhor?

Samsung Galaxy Note 3 ou Canon 5D Mark III? Quem filma melhor?

Um teste da qualidade do vídeo produzido pela Canon 5D Mark III comparado às imagens de um mero Samsung Galaxy Note 3? Será possível? Sim, e o resultado vai te surpreender.

10 anos atrás

5dMIIIvsNote3

No mercado de fotografia existe meio que um consenso de que a Canon 5D Mark III é uma das melhores câmeras da atualidade.

Para quem não a considera "a melhor" em absoluto, entende pelo menos que esse modelo da Canon é uma máquina fenomenal, tanto para fotografia, quanto para vídeos, o que tem sido um fator importante na escolha do equipamento por parte de equipes pequenas, e até mesmo grandes estúdios (desde a introdução de sua irmã mais velha, a também aclamada 5D Mark II).

Neste universo de sucesso garantido, o cineasta/diretor de fotografia Alec Weinstein resolveu fazer um teste inusitado, colocando frente à frente a Mark III, (uma câmera que custa em média US$ 3.500) e o smartphone Samsung Galaxy Note 3 (que pode ser adquirido nos EUA por US$ 600, arredondando para cima). E o resultado foi surpreendente!

Particularmente eu penso que esses dois produtos nunca serão verdadeiros competidores na vida real, por focarem (desculpe o trocadilho) mercados diferentes. Mas é interessante perceber que os resultados oferecidos por equipamentos com preços tão distintos, podem ser tão próximos.

Weinstein analisou em seu teste informações como definição da imagem, mesmo após o zoom, captação de detalhes em ambientes com muita ou pouca luz, comparação com filme em RAW, sombras e movimentos. E em certas situações, não dá pra saber qual vídeo foi feito pelo gadget da Samsung e qual clipe é resultado do processamento da Canon.

5dMIIIvsNote3_teste01

Para as filmagens, o profissional utilizou as seguintes configurações:

5D Mark III

  • Resolução: 1080 - 1920 x 1080.
  • 5600K, Flat neutro, sem filtros.
  • Lente: Sigma 24 - 70 mm f/2,8 a 35 mm.
  • Contraste, saturação e nitidez adicionados durante a edição.

Galaxy Note 3

  • Resolução: 4K - 3840 x 2160 (reduzido para 1080).
  • Modo padrão de filmagem do smartphone.
  • Lente padrão do smartphone.

5dMIIIvsNote3_teste_parametros

Podemos concluir com esse experimento que o Galaxy Note 3 parece ser o melhor produto quando se analisa o custo benefício, o valor do resultado final por cada centavo gasto com o equipamento, já que estamos falando de algo em torno de 85% de economia. Mesmo sendo mais barato, o aparelho garante uma melhor definição de imagem, qualidade de fotografia impressionante e macro surpreendentemente bom. Certamente melhor que todos os outros smartphones hoje em dia.

5dMIIIvsNote3_teste1

Claro, eu não estou falando que Hollywood vai jogar fora suas mega câmeras ou que cinegrafistas vão abandonar seus projetos com a 5D Mark III e trocar por um celular de tamanho questionável.

Mas sim, em uma comparação que avalia situações distintas e demandas diferentes, podemos compreender que a tecnologia por trás destes produtos que levamos em nossos bolsos chegou a um ponto no qual um celular finalmente se compara (e supera em alguns quesitos, principalmente por conta do 4K) a uma câmera profissional de renome.

E isso cria expectativas e questionamentos sobre o futuro do mercado de fotografia e cinema. O que será que nos aguarda?

Fonte: DYP.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários