Meio Bit » Games » Infográfico conta a história dos arcades

Infográfico conta a história dos arcades

Gosta de fliperamas? Sente saudade da época em que íamos a um boteco desafiar aquele sujeito que não perdia para ninguém? Então conheça um excelente infográfico que mostra os pontos principais da história dessa indústria.

10 anos atrás

arcade

Para aqueles que ainda não completaram 20 anos, o que direi pode parecer absurdo, mas houve uma época em que para termos acesso a aquilo que existia de mais avançado nos games era preciso sair de casa, entrar num boteco e pagar alguns trocados (nota: o real nem existia) para desfrutar de alguns minutos de diversão.

Durante boa parte das décadas de 80 e 90, sonhávamos com o dia em que vários jogos que faziam sucesso nos arcades chegariam aos consoles e quando tínhamos a sorte disso acontecer, normalmente éramos “presenteados” com versões bem mais simples, dada a diferença de hardware.

Esse provavelmente foi um dos motivos dos fliperamas terem feito tanto sucesso durante aqueles anos, além é claro da oportunidade de olharmos nos olhos daquele adversário que ousava nos desafiar e que prontamente colocava em questão habilidade, o que me fez presenciar uma série de duelos memoráveis nos estabelecimentos mais obscuros do bairro em que morava.

Veio então o declínio do negócio, muito por causa do risco de frequentar os locais onde as máquinas ficavam e também pela popularização de consoles mais poderosos, como o PlayStation e para aqueles que adoravam encarar uma boa seção de jogatina em troca de algumas moedas, a única saída passou a ser os shoppings.

O que acabei de relatar aqui de forma bem resumida foi a história dos fliperamas na maior parte do Brasil, mas se você quiser um panorama mais detalhado dessas tão adoradas máquinas, recomendo dar uma olhada neste excelente infográfico criado pela M&P Amusement, uma das mais antigas distribuidoras de arcades dos Estados Unidos.

Talvez você nem saiba disso, mas aquele que é considerado o primeiro fliperama surgiu muito antes dos videogames, lá em 1909, mas foi em 1933 que criaram o pinball, máquina que era apontada como de azar e somente em 1947 que elas receberam os tradicionais flippers, permitindo que a habilidade do jogador pudesse fazer a diferença.

Se você quiser conhecer os pontos mais importantes da evolução dessa indústria, recomendo fortemente dar uma olhada no infográfico e embora algumas empresas como a Konami, a Sega e a Taito ainda invistam na área, inclusive oferecendo máquinas que podem compartilhar nossos resultados em redes sociais, infelizmente no Brasil dificilmente teremos acesso a essas novidades e por isso no nosso país os fliperamas deverão permanecer tratados como peças de museu.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários