Meio Bit » Arquivo » Games » Harmonix fala sobre o declínio dos jogos musicais e a volta do Rock Band

Harmonix fala sobre o declínio dos jogos musicais e a volta do Rock Band

Fundador da Harmonix diz que Activision não foi a responsável por matar os jogos musicais e revela que franquia Rock Band não está morta, pois cedo ou tarde ela receberá um novo capítulo.

10 anos atrás

rock-band

Em abril de 2013 passado a Harmonix fez uma bela homenagem ao rock ao escolher a música American Pie, de Don McLean, para ser a última a ser vendida na loja do Rock Band e aquele simples ato simbolizou o fim dos jogo musicais de bandas.

Pouco mais de um ano depois, o CEO do estúdio, Alex Rigopulos, participou de uma sessão de perguntas e repostas no Reddit onde falou sobre o futuro dos jogos musicais e chamou a atenção o fato dele ter tirado das costas da Activision a responsabilidade pela morte do gênero.

Acho que provavelmente existe alguma verdade em relação a Activision ter abusado do Guitar Hero, mas não concordo que o declínio do gênero seja ‘totalmente culpa da Activision.’ A realidade é sempre mais complicada do que isso.

Por exemplo, não ajudou o Guitar Hero e o Rock Band serem os jogos mais caros do mercado durante uma brutal recessão. Também acho que nem o GH nem o RB entregaram evolução de experiência suficiente nos anos que seguiram os lançamentos iniciais – algo que esperamos corrigir em algum ponto na próxima investida.

É claro que fiquei triste quando o Rock Band ultrapassou seu (primeiro!) pico, mas de uma forma ou de outra, ele voltará.

O executivo disse ainda acreditar que assim como qualquer aspecto da cultura pop, os jogos musicais precisam evoluir e como a música está tão ligada ao ser humano, é natural que os jogos de bandas tenham sido substituídos pelos de dança, que por sua vez serão substituídos por alguma outra coisa.

Sendo assim, Rigopulos acha que cabe à Harmonix encontrar novas formas de conquistar os jogadores e uma das maneiras de tentarem fazer isso será com um novo Amplitude, que diga-se de passagem, está com sua campanha no Kickstarter perto de encerrar e ainda não conseguiu o valor necessário*.

Eu sei que financeiramente isso não deve ser um bom negócio, mas o que eu gostaria mesmo é de ver a Harmonix criando um Rock Band para cada uma das minhas bandas favoritas, mas diante da atual situação, o mais provável é que o estúdio volte a trabalhar apenas em versões mais simples da franquia, talvez podendo até ser jogados sem instrumentos de plástico, como acontece no Rock Band Blitz.

* A campanha do Aplitude conseguiu passar com certa folga a meta pretendida.

Fonte: Polygon.

relacionados


Comentários