Meio Bit » Arquivo » Games » Nintendo lançará programa de afiliados para Youtubers

Nintendo lançará programa de afiliados para Youtubers

Nintendo anuncia que está trabalhando na criação de programa de afiliados para pessoas que criam vídeos com trechos de seus jogos e embora a proposta não seja a ideal, ao menos permitirá que os Youtubers ganhem alguma coisa.

10 anos atrás

mario-kart-8

Em maio do ano passado a Nintendo despertou a ira de muitos jogadores ao passar a lucrar com os vídeos publicados no Youtube que tinham trechos de seus jogos e depois do assunto praticamente ter caído no esquecimento, a empresa resolveu mudar a estratégia e surpreendentemente, os criadores de vídeo poderão ser beneficiados.

De acordo com a companhia, a ideia é criar um programa de afiliados onde todo o valor arrecadado pelos vídeos será dividido em três partes, uma para o jogador, outra para a própria Nintendo e por fim, uma que ficará com o Google.

A novidade provavelmente ainda será criticada por estar longe daquilo que os criadores de conteúdo desejavam, que é ficar com todo o bolo e não apenas uma fatia, mas a ideia pelo menos mostra que a BigN percebeu que sua medida inicial não foi bem aceita e na verdade isso já havia ficado claro com o lançamento do Mario Kart 8, que inclui uma função para subirmos vídeos para o Youtube.

Para ser sincero, acho que essa divisão é a mais justa, pois embora esses vídeos que mostrem parte da jogabilidade sejam atualmente a melhor maneira de divulgar (e afundar) um jogo, particularmente não vejo problema na desenvolvedora também receber uma parte daquilo que for arrecadado com publicidade.

Como a divulgação desses vídeos tem se tornado cada vez mais comuns, inclusive com Sony e Microsoft disponibilizando ferramentas específicas para esse fim em seus novos consoles, estou curioso para ver como as outras empresas enxergarão essa postura da Nintendo, pois embora eu não imagine que elas mudarão de estratégia a essa altura de campeonato, não me assustarei se EA, Ubisoft, Konami e etc também quiserem lucrar em cima dos vídeos criados com seus jogos.

Fonte: Gamasutra.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários