Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Xperia Z2, Galaxy S5 e Note 3 não suportam filmagens longas em 4K

Xperia Z2, Galaxy S5 e Note 3 não suportam filmagens longas em 4K

Aparelhos da Samsung como o Galaxy S5 e Note 3 só filmam em 4K por cinco minutos, já o Xperia Z2 aconselha o usuário a parar se o aparelho esquentar demais

10 anos atrás

xperia-z2-4k-is-too-hot-for-me

É a evolução natural: conforme as câmeras dos smartphones ficam cada vez melhores (a do Lumia 1020 é um despropósito), era evidente que suas capacidades de capturar vídeos acompanhassem a qualidade das fotos. De HD fomos para Full HD, e consequente chegamos ao 4K, que é o presente. Resta apenas o preço dos monitores e TVs reduzirem.

Entretanto, nem tudo é perfeito: o processamento do vídeo em 4K exige muito do hardware, portanto os fabricantes estão colocando limites nas filmagens para evitar que os smartphones sejam comprometidos.

Do lado da Samsung, tanto o Galaxy S5 quanto o Note 3 são capazes de filmar em 4K a 30 frames por segundo, e como era de se esperar processar o vídeo em um dispositivo tão diminuto não é moleza. Ambos os aparelhos dão conta do recado, mas para evitar superaquecimento a Sammy limitou a filmagem contínua a apenas cinco minutos. O Xperia Z2 da Sony possui as mesmas capacidades, entretanto ele não limita o tempo de filmagem: ao invés disso, ele avisa o usuário que não aguenta o calor e pede para ele sair da cozinha (imagem que abre o post).

Medições feitas com os três smartphones pelo pessoal do Phone Arena constataram o seguinte: em uma sala com ar condicionado e temperatura constante de 25º C, o Z2 esquentou terrivelmente durante a filmagem e o app da câmera foi desligado à força depois da mensagem ter sido ignorada. A temperatura da tela chegou a 44 º C; religado o app logo após o fechamento forçado, ele aguentou mais dois minutos. O S5 e o Note 3 não esquentaram tanto quanto o Z2, provavelmente por contarem com um sistema de dissipação de calor melhor que o presente no aparelho da Sony.

Claro, isso não é uma novidade para quem possui câmeras 4K como a GoPro Hero 3+, que também esquenta bastante. O LG G3, anunciado recentemente também será capaz de filmar em 4K, mas o G Pro 2, já disponível foi o primeiro aparelho da LG com o recurso. Entretanto até o momento não há queixas de que ele sofre de superaquecimento e pode ser que o G3 não sofra disso, o que não boto muita fé.

Fonte: PA.

relacionados


Comentários