Meio Bit » Arquivo » Games » Cerca de 80% dos clones de Flappy Bird contém malwares

Cerca de 80% dos clones de Flappy Bird contém malwares

Finja surpresa: McAfee revela que cerca de 80% dos clones de Flappy Bird presentes no iOS e Android contém os mais diversos malwares

10 anos atrás

flappy

Por mais que a gente tente esquecer, Flappy Bird ainda vai nos assombrar por muito tempo, e infelizmente porque seus clones estão dando mais dor de cabeça do que se imaginava. Mesmo depois do passarinho ter sido exterminado por seu criador, que temia que o game viciasse as pessoas, inúmeras cópias começaram a pipocar aqui tanto na App Store quanto na Google Play, o que levou ambas a negarem novos apps com nomes similares ao falecido game.

Embora a visibilidade diminua, os games poderiam continuar a serem submetidos com outros nomes, e chegamos ao cenário atual com diversas cópias de um app famoso, e você sabe o que isso significa: malwares a rodo. Só que segundo a McAfee, as previsões até então de qual parcela deles seria realmente nociva eram bem conservadoras.

De acordo com este documento (PDF) publicado na última terça-feira, revelando as últimas atividades criminosas online visando smartphones e tablets interceptadas pela McAfee, clones de Flappy Bird parecem ser a principal estratégia empregada pelos hackers. Dos 300 apps inspecionados, cerca de 80% deles estavam infectados com malwares, desde programas que realizam chamadas sem permissão - o mais comum - a aplicativos que enviam, recebem e arquivam mensagens SMS. Outros conseguem acesso aos dados da conta do usuário a alguns rastreiam o aparelho do incauto. Outros ainda piores conseguem acesso root, fornecendo ao hacker controle total do aparelho.

Desnecessário dizer que o Android é o sistema que mais sofre com os clones, principalmente pelo fato de que a Google Play Store é a Casa da Mãe Joana. Entretanto o iOS não está 100% blindado, embora aparelhos jailbreak sejam mais suscetíveis aos aplicativos maliciosos, principalmente porque a Apple tem chutado clones do passarinho sem dó. Ainda assim, algumas coisas passam.

No mais fica a dica: evite instalar clones de apps de qualquer tipo, independente do sistema que você utiliza. E caso você ainda queira jogar Flappy Bird, saiba que Dong Nguyen prometeu que o game voltará em agosto reformulado, junto de um segundo título inédito.

Fonte: CNet.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários