Meio Bit » Arquivo » Hardware » Japão apresenta apresentadora-robô

Japão apresenta apresentadora-robô

Não que a Christiane Pelajo precise se preocupar com a Kodomoroid, mas diz um sujeito do Japão que criou esse robô justamente para apresentar telejornais. Há controvérsias.

10 anos atrás

giphy

No começo dos Anos 80 todo mundo consumia drogas. Caminhões de LSD eram despejados nos reservatórios de água das cidades, então hoje ninguém lembra o PORQUÊ de gostarmos de Max Headroom, um personagem cyberpunk (não era) gerado em computação gráfica (não era) que… viram? Nem lembro o que ele fazia no programa, só que foi o precursor dos apresentadores “digitais”.

Depois disso um monte de alarmes falsos, inclusive a tal “Ananova” prometeram revolucionar o jornalismo, mas o mais próximo que chegamos é a Siri ou a Cortana lendo o alerta da CNN.

O estranho é que a geração de conteúdo, que em teoria é mais complicado, vem sendo devidamente automatizada. A Forbes usa algoritmos para geração automática de matérias, a Associated Press vai fazer o mesmo e leitores não identificam e/ou não ligam se as matérias são produzidas por software, comprovando que qualquer zé ruela consigo escrever hoje em dia.

Já apresentar é mais difícil, mas o Japão acha que resolveu isso. Ao menos o Professor Hiroshi Ishiguro, do Museu Nacional de Inovação e Ciência Emergente de Tóquio. Ele criou o Kodomoroid, mistura dos termos em japonês “Androide” e “criança”. Não questione, é Japão.

Na apresentação o robô apresentou notícias, fez piadas e — juram — interagiu com o professor, mas acredite: a Pelajo não precisa se preocupar em perder o emprego. O tal Kodomoroid é um habitante das regiões mais profundas do Vale da Estranheza. Não digo que você vá correr apavorado, mas confortável não ficará, assista:

Fonte: AFP.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários