Meio Bit » Arquivo » Ciência » NASA lançou com sucesso a OCO-2, satélite especializado em monitorar o efeito estufa

NASA lançou com sucesso a OCO-2, satélite especializado em monitorar o efeito estufa

O aquecimento global é só uma teoria? NASA conseguiu com sucesso colocar em órbita o OCO-2 — Orbiting Carbon Observatory, uma sonda espacial que vai monitorar as emissões de carbono na atmosfera terrestre. Ela vai descobrir se alguns ecochatos inconvenientes como Al Gore estão mesmo certos?

10 anos atrás

Laguna_Stephen_Kelly_Sullivan

Foto de longa exposição do lançamento da OCO-2, capturada de um observatório em Malibu distante alguns quilômetros da base Vandenberg, Califórnia (Crédito: Stephen Kelly Sullivan)

Em 2009, a NASA lançou sem sucesso a OCO — Orbiting Carbon Observatory, uma sonda espacial que prometia monitorar a origem das emissões de dióxido de carbono em teoria responsáveis pelo aquecimento global efeito estufa.

O problema foi que o satélite nem entrou em funcionamento pois o foguete deu zica: uma das partes que protegiam os equipamentos não se soltou como deveria e a coisa toda caiu no oceano perto do continente Antártico.

Ainda no final daquele ano, o presidente Barack Obama deu aval para construírem um substituto. Cinco anos depois, finalmente temos esse satélite especializado em órbita!

Laguna_OCO2_Delta_2L

Esse foguete Delta 2 só conseguiu sair do chão na quarta-feira (Crédito: NY Times)

Na madrugada da última quarta-feira, dia 2, o novo satélite da NASA lançado da base Vandenberg da Força Aérea na Califórnia, a OCO-2, conseguiu ficar em órbita a pouco menos de 691 km acima do nível do mar. E o lançamento (às 02:56, horário local, aqui em GMT – 3 era 06 h 56 min) também não foi nada fácil.

A sonda OCO2 era para ter sido lançada na terça, dia 1º de julho, mas a tentativa teve que ser cancelada 46 s antes da contagem regressiva, para que fosse substituída uma válvula no sistema que pulveriza água abaixo do foguete Delta 2 durante a decolagem. Ou não teriam outra plataforma de lançamento, fora o barulho ainda maior.

Laguna_carbon_dioxide

A um custo de US$ 468 milhões, a sonda OCO2 deve operar por no mínimo dois anos: seu principal objetivo é traçar a distribuição geográfica da origem das novas emissões de CO2 na atmosfera e assim dar aos cientistas uma melhor compreensão de como os ciclos dos gases do efeito estufa influenciam de facto o clima no planeta Terra.

O satélite carrega consigo um instrumento que medirá os níveis de gás carbônico ao observar a intensidade das cores da luz solar que são refletidas da atmosfera terrestre, pois tal molécula absorve algumas cores mas não outras. Isso implica numa órbita síncrona com o Sol, ou seja, um lado da sonda estará em escuridão permanente. Imagine aí a diferença de temperatura entre um extremo e outro.

Qualquer coisa, se a OCO-2 pegar uma gripe, ela vai xingar muito no Twitter! 😆

Enfim, fiquem com o vídeo que mostra o satélite se libertando do foguete, mais uma missão cumprida:

Fontes: BBC e IO9.

Mais informações: NASA Earth Right Now!

relacionados


Comentários