Meio Bit » Arquivo » Mobile » VLC para Android passa a reconhecer... ISOs?!?

VLC para Android passa a reconhecer... ISOs?!?

Update torna VLC para Android capaz de executar arquivos .ISO nativamente; aparelhos de entrada e com versões antigas do SO agora são compatíveis com o app

10 anos atrás

vlc-android

Várias vezes eu defendi aqui minha predileção pelo VLC como o melhor, mais completo e mais simples player de mídia do universo. Numa época em que vivíamos batendo a cabeça com diversos programas e codecs, ter um que trazia tudo compactado no código foi literalmente uma carta de alforria para muita gente. Hoje ele está presente no iOS, Android, Windows 8 e em breve será compatível com o Chromecast, tudo para facilitar a vida do usuário que só quer assistir sua série favorita.

Uma coisa legal sobre o VLC é que ele sempre reconheceu formatos .ISO, numa época em que algumas pessoas começavam a converter seus DVDs empoeirados para o formato digital para salvá-los ou porque não mais se incomodariam em ter um drive de mídia externo (a Apple ter abandonado o drive óptico influenciou muita gente). Claro, há também casos em que se apela para a Locadora do Paulo Coelho™ para se conseguir colocar as mãos naquele DVD de um filme ou show raro ou caríssimo, e como nem todo mundo possui as ferramentas de extração dos arquivos .VOB e sabe montar tudo de novo, executar a ISO diretamente pelo player como o VLC faz desde muito antes do Windows 8 permitir montar a imagem nativamente sempre foi algo muito legal.

Agora a mais recente atualização do VLC para Android tornou o aplicativo não só capaz de rodar DVDs (no caso de uma distribuição x86) como também passa a reconhecer e executar ISOs nativamente, permitindo total controle da mídia como deveria ser, seja no desktop ou no DVD-Player. Claro, vai depender do espaço que o usuário tiver em seu smartphone ou tablet, já que não é todo mundo que se sentiria disposto a transferir mais de 4 GB de um filme para seu Micro-SD, mas ainda assim é uma nova opção de formato que a versão de bolso do player passa a reconhecer.

Além disso, a VideoLAN informa que o app do VLC agora pode ser executado em dispositivos mais antigos e de entrada (ele foi visto rodando num Motorola Defy, com Android 2.2 Froyo), o que pode ser uma mão na roda para muita gente: um tablet barato lotado de DVDs infantis pode entreter os pequenos por horas durante uma viagem.

Aos interessados, o VLC para Android pode ser baixado aqui.

Fonte: VideoLAN.

Leia mais sobre: , , , , , , , .

relacionados


Comentários