Meio Bit » Games » Lista mostra os 10 MMOs mais lucrativos

Lista mostra os 10 MMOs mais lucrativos

Empresa divulga lista com os 10 MMOs que mais faturam e enquanto o World of Warcraft aparece na ponta, gigantes como o Final Fantasy XIV e o The Elder Scrolls Online nem mesmo foram citados.

6 anos atrás

Star Wars-The-Old-Republic

A SuperData, empresa de pesquisa de mercado, fez um levantamento para descobrir quais os MMOs com maiores receitas atualmente e ao listar os 10 primeiros colocados, ela nos trouxe alguns dados bastante interessantes sobre o gênero.

Sem surpresa alguma, o jogo que ficou com o topo da lista foi o World of Warcraft, tendo arrecadado pouco mais de US$ 1 bilhão e contando com 36% do mercado. O número se torna ainda mais impressionante quando olhamos para o segundo colocado, o clássico Lineage, que mesmo tendo sido lanaçdo há 16 anos e impressionando por estar numa posição tão alta, "só" rendeu US$ 253 milhões à NCsoft, empresa que conta com quatro dos mencionados.

Outro que na minha opinião merece uma grande atenção é o Star Wars: The Old Republic. Tendo sido lançado como um jogo que exigia o pagamento de mensalidade, o MMO logo adotou o modelo free-to-play e pelo jeito isso deu resultado, já que hoje ele é o quarto que mais rende à sua criadora. Nada mal para um título que foi dado como morto por muita gente.

mmos-superdata

Segundo a SuperData, o número de assinantes pagos para esse tipo de jogo caiu de 30,6 para 23,4 milhões desde 2010, o que mostra que as pessoas estão cada vez menos dispostas a pagar uma mensalidade para jogar e por parte das empresas, essa queda não parece ter sido tão ruim, já que elas passaram a contornar o problema através das microtransações.

Vale notar ainda a ausência do Final Fantasy XIV e do The Elder Scrolls Online, este com apenas 772 mil assinantes e uma das explicação para isso pode ser justamente a teimosia dos seus criadores em oferecê-los apenas mediante uma mensalidade. No caso da Square eu acho que eles não cederão, afinal o Final Fantasy XI ainda hoje não pode ser jogado gratuitamente. Quanto a Bethesda, vamos ver até quando eles conseguirão resistir.

Fonte: GamesIndustry.

relacionados


Comentários