Meio Bit » Arquivo » Ciência » Garoto com câncer tem vértebra substituída por uma impressa em 3D

Garoto com câncer tem vértebra substituída por uma impressa em 3D

Uma grande vantagem da impressão 3D é a possibilidade de personalizar os implantes, permitindo um encaixe perfeito com a anatomia do paciente.

9 anos e meio atrás

Vértebra 3D

A impressão em 3D parece ter aberto infinitas possibilidades na área da medicina. Os médicos do Terceiro Hospital da Universidade de Pequim produziram um implante personalizado para substituir uma vértebra com câncer no pescoço de um garoto de doze anos.

O menino, que não teve o nome revelado, foi diagnosticado com um tumor maligno na segunda vértebra do pescoço há aproximadamente dois meses. Nesse período ele mal podia ficar de pé por alguns minutos e os médicos começaram a trabalhar no que seria a primeira cirurgia a utilizar uma vértebra impressa em 3D.

Durante o procedimento, que tomou mais de cinco horas, os médicos removeram a vértebra com câncer e implantaram a peça impressa em 3D entre a segunda e terceira vértebras. Foi necessário limpar tecido com câncer dos nervos, artérias e coluna vertebral, e fixar a vértebra artificial com parafusos de titânio.

Os médicos afirmam que o novo procedimento acelera o processo de recuperação.

Liu Zhongjun, diretor do departamento de ortopedia da Universidade, afirmou:

Usando as tecnologias atuais, o paciente precisa ter a cabeça presa com pinos após a cirurgia. Ela não pode tocar a cama enquanto está descansando e isso dura por pelo menos três meses. Com a técnica de impressão nós podemos simular o formato da vértebra, e é mais forte e conveniente do que os métodos tradicionais.”

Uma grande vantagem da impressão 3D é a possibilidade de personalizar os implantes, permitindo um encaixe perfeito com a anatomia do paciente.

Por enquanto o garoto ainda não pode falar e precisa escrever para se comunicar, mas sua condição física é boa e se recupera dentro do esperado.

Fonte: Gizmag.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários