Meio Bit » Indústria » O maior foguete já construído pela NASA deve ser lançado em 2018

O maior foguete já construído pela NASA deve ser lançado em 2018

Enquanto a SpaceX e outras empresas privadas avançam a passos largos para fornecer viagens tripuladas ao redor da terra, a NASA pretende ir ainda mais longe, com o maior foguete já construído.

9 anos e meio atrás

Imagem conceitual do Sistema de Lançamento Espacial.

Imagem conceitual do Sistema de Lançamento Espacial.

A NASA tem trabalhado em alguns projetos bem inspiradores ultimamente, mas poucos são tão ambiciosos como o projeto intitulado simplesmente de Sistema de Lançamento Espacial, um novo foguete que será o maior já construído, com 117 metros de altura, superando o até então recordista Saturno V, que tinha 110 metros e levou a humanidade à lua. Ele também será mais potente em cerca de 20% e usará hidrogênio líquido e oxigênio como combustível.

Foi divulgado que o projeto está andando a bons passos e que provavelmente o primeiro lançamento de testes não tripulado será em 2018, depois, a intenção é levar astronautas para orbitar um asteroide e em seguida visitar Marte em 2030. Se não houver nenhum alienígena malvado por lá, o próximo objetivo pode ser chegar a Saturno e Júpiter (sim, eles pensam muito adiante).

Por hora, até mesmo sair do chão já seria um progresso. Desde a aposentadoria do ônibus espacial em 2011, a NASA ficou sem qualquer capacidade nativa de lançar astronautas americanos ao espaço, ficando em uma incômoda dependência das caronas na Soyuz da União Soviética. Enquanto a SpaceX e outras empresas privadas avançam a passos largos para fornecer viagens tripuladas ao redor da Terra, a NASA pretende ir ainda mais longe. A SLS já começou os testes com os primeiros componentes e tem um roadmap enxuto e assertivo, utilizando inclusive partes que sobraram do antigo ônibus espacial, principalmente seus motores.

Entre a pressão do congresso que já adiou o primeiro vôo, antes agendado para 2017, e a promessa de manter o prazo e o orçamento realistas, só nos resta torcer e aproveitar as belas imagens conceituais divulgadas pela equipe do projeto.

A bela simulação da plataforma de lançamento.

A bela simulação da plataforma de lançamento.

Fonte: The Verge.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários