Meio Bit » Arquivo » Cultura » O que você estava a fazer naquele 11 de setembro?

O que você estava a fazer naquele 11 de setembro?

Em memória às vítimas dos atentados terroristas contra o World Trade Center em 2001, perguntamos: você ainda se lembra onde e o que estava fazendo naquele 11 de setembro?

9 anos e meio atrás

Há exatos 41 anos, mais precisamente no dia 11 de setembro de 1973, saía de cena o presidente socialista/marxista Salvador Allende e entrava, em seu lugar, o general Augusto Pinochet, um presidente militar eleito com o golpe no Estado Chileno. Salvador Allende acabou “cometendo suicídio” nesse mesmo dia, só que antes de entregar o poder às forças do general Augusto Pinochet, disse o seguinte:

Laguna_One_World_Trade_Center

One World Trade Center (crédito: Eddie Silva)

Eu não vou renunciar. Pagarei com minha vida a lealdade do povo.

E, prevendo o momento que se aproximava, acrescentou:

Outros homens saberão superar este momento cinza e amargo onde a traição pretende se impor!” — Salvador Allende

No dia 11 de setembro de 1997, uma grave tragédia matou 14 soldados estonianos, afogados no mar do estreito Kurkse.

O maior atentado terrorista da história em tempos de “paz” completa hoje 13 anos. Dois enormes e feios prédios foram abaixo levando milhares de vidas, perdas inestimáveis, sem preço.

Um certo coxinha apresentador de TV comparou tal tragédia com o recente papelão da seleção brasileira de futebol masculino na Copa. Para não concordar diretamente com tal indivíduo ridículo, o tio Laguna prefere dizer que concorda com o épico Izzy Nobre:


izzynobre — O lado bom de perder de 7 a 1 pra Alemanha!

É, realmente há toda uma geração que não sabe como é viver num mundo antes do fatídico 11 de setembro de 2001.

Bom, na época o tio Laguna ainda estava no colégio, fazendo o terceiro ano e se preparando para fracassar no vestibular. Naquele dia, eu tinha programado o vídeo cassete para gravar Sailor Moon R na Record e, em seguida, o Dragon Ball Z picotado na TV Globinho pois eu estudava pela manhã e era otaku. Pois é.

Era raro eu passear pela sala dos professores, mas durante o recreio começaram a pipocar os boatos, rumores esses que só confirmei quando peguei o ônibus para vir para casa e me deparar com os telejornais noticiando ambas as Torres Gêmeas do World Trade Center queimando. Fui dar uma olhada nas fitas de vídeo e Sailor Moon R ficou pela metade por causa do plantão, enquanto Dragon Ball Z nem chegou a ser exibido no Bambuluá.

Se não me engano, naquela mesma semana eu havia tirado a foto com a minha turma. Bons tempos aqueles antes do atentado. Logo depois da tragédia, seriam lançados o Xbox e o GameCube nos Estados Unidos. Meio que muito indiretamente tais consoles sofreram com o acontecido. 2001 foi o melhor ano do SBT, embora tenha ocorrido o seqüestro do Silvio Santos.

Vocês ainda lembram onde estavam no momento dessa barbárie? O que significou aquele presente 11 de setembro para você, caro leitor do MeioBit?

relacionados


Comentários