Meio Bit » Arquivo » Games » Para game designer, RV nos games será como a chegada do som aos filmes

Para game designer, RV nos games será como a chegada do som aos filmes

Para game designer da Sony, a realidade virtual poderá ter nos games o mesmo impacto que o som teve ao ser adicionado nos filmes. Será?

9 anos e meio atrás

sony-hmd

Eu já disse em outros textos que tenho um pouco de receio quanto a essa aposta que muitos estão fazendo na realidade virtual e o motivo é que esta não é a primeira vez que a tecnologia é vendida como algo revolucionário, sendo que como bem sabemos, ela nunca se popularizou.

Contudo, as empresas que estão investindo pesado na “novidade” continuam batendo na tecla de que os HMD mudarão completamente a indústria de games, como fez por exemplo o game designer Dave Ranyard durante uma conferência na Europa.

Segundo ele, é natural que as pessoas tenham um certo ceticismo em relação a uma nova tecnologia que promete uma maneira diferente de consumirmos entretenimento e com potencial para prejudicar o que já existe, e para ilustrar sua opinião ele citou a chegada da televisão e como ela afetou as transmissões de rádio.

Porém, Ranyard foi além, dizendo que tal resistência também foi vista quando os filmes ganharam som e chegou a mencionar uma frase do fundador da United Artists, que na época afirmou que tal novidade se parecia com passar batom na Vênus de Milo.

Ele no entanto faz questão de deixar claro que por mais revolucionária que a realidade virtual possa ser, ela ainda está dando os seus primeiros passos e que muitos recursos ainda serão explorados, como o rastreamento de movimentos dos olhos ou a utilização de controles que nos passem uma maior imersão, como o PlayStation Move, mas somente o tempo dirá o que se tornará padrão.

Mesmo torcendo bastante para que a tecnologia se mostre tão interessante quanto está parecendo, repito, ainda encaro tudo isso com desconfiança, mesmo sabendo que lá no fundo talvez eu só esteja vendo esse possível período de transição como alguém passando maquiagem em uma obra de arte importante.

Fonte: Polygon.

relacionados


Comentários