Meio Bit » Arquivo » Hardware » Hands-on com o Zenfone 5 da Asus

Hands-on com o Zenfone 5 da Asus

Testamos o ZenFone 5 nas últimas semanas e este é o post com as nossas primeiras impressões sobre o smartphone da Asus, que está chegando ao Brasil no mês que vem com uma ótima relação custo benefício.

9 anos e meio atrás

asus_zenfone5_1

Testei o Zenfone 5 nas últimas semanas e vou dar minhas primeiras impressões sobre o aparelho, que tem uma excelente relação custo benefício e muitos méritos próprios, como uma tela IPS de bom tamanho e uma câmera que tira fotos muito boas. Assim como no caso do Moto X, fico devendo um review completo.

A tela IPS de 5 polegadas com vidro Gorilla Glass 3 tem resolução de 1280 × 720 pixels, com cores vívidas e um bom ângulo de visão. Não é a tela mais chamativa do mundo, e tem um tamanho considerável para quem não está acostumado, mas tem um tamanho menor do que os aparelhos topo de linha do mercado. Vale lembrar que, apesar de não ter confirmado oficialmente, a Asus também vai lançar o Zenfone 4, com tela de 4,5″ como opção para quem não se adaptou aos aparelhos com tela grande. Quem está garantido no Brasil é o gigantesco Zenfone 6, com tela de 6″.

O Zenfone 5, que chega ao mercado em versão fabricada no Brasil, foi apresentado pela primeira vez na CES em Las Vegas no começo do ano, e tem feito muito sucesso na Ásia. Um dos motivos é a câmera de 8 megapixels com tecnologia PixelMaster, que tira fotos realmente interessantes em condições de baixa luminosidade, ainda que reduz a resolução para 2 megapixels neste modo.


asus_zenfone5_2

O design é o mais simples possível, mas isto não é um defeito, pelo contrário. A parte de trás tem acabamento em cerâmica e é agradável ao toque. Infelizmente as três teclas sensíveis ao toque embaixo da tela não tem iluminação, o que pode ser um problema para usar o aparelho no escuro. Logo abaixo, o padrão circular em metal tradicional da Asus, que remete aos ZenBooks.

A interface ZenUI da Asus tem soluções interessantes, como a tela de configurações rápidas, mas pode incomodar aos puristas que preferem o Android mais limpo, mas é tudo questão de costume e ajuste. O ZenFone roda o Android 4.3 JellyBean, mas tem prevista a atualização para a versão 4.4 KitKat para as próximas semanas.

Com versões de 8 e 16 GB, o ZenFone é equipado com um processador dual-core da Intel, o Z2560 de 1,6 GHz. Em outros mercados, o ZenFone 5 é vendido com um Atom Z2580 de 2 GHz, mas no Brasil a Asus optou por tentar reduzir o preço do aparelho ao máximo. Apesar de ser bem antigo, o processador oferece um desempenho muito funcional aliado aos 2 GB de RAM.

A bateria de 2.050 mAh não pode ser removida pelo usuário, mas tem boa duração, e tem durado o dia inteiro sem necessidade de uma bateria externa. Ao abrir a tampa, o usuário tem acesso aos dois chips micro-SIM e um slot para cartões de memória micro-SD de até 64 GB.

O smartphone pesa 145 gramas, o que não é tanto se levarmos em conta o tamanho da tela, e tem 10,34 mm de espessura. A Asus ainda não anunciou oficialmente o preço, mas a expectativa é que ele seja bem atrativo. O ZenFone 5 chega ao Brasil em modelos preto ou branco, e o dourado que vende muito na Ásia ficou de fora, pelo menos por enquanto.

relacionados


Comentários