Meio Bit » Arquivo » Ciência » Esta mulher vê 100x mais cores que uma pessoa comum

Esta mulher vê 100x mais cores que uma pessoa comum

Uma rara mutação que ocorre apenas em mulheres faz com que esta mulher, Antico Concetta, perceba em torno de 100x mais cores que uma pessoa normal.

9 anos atrás

san-diego-artist-concetta-antico

Para a artista Concetta Antico, que é dotada de tetracromatismo, o mundo é "como um mosaico de cores".

Quando Antico Concetta olha para uma simples folha, ela vê muito mais do que verde. “Em volta das bordas eu vejo laranja, vermelho ou roxo na sombra. Você pode ver verde escuro, mas eu vejo violeta, turquesa, azul…”, diz ela.

É como um mosaico de cores!

Antico não percebe estas cores por ela ser uma artista impressionista, mas sim porque ela é portadora de uma mutação rara chamada tetracromacia, o que faz com a retina de seus olhos tenha mais receptores para absorver as cores. A diferença está nos cones de Antico, que são estruturas dos olhos calibradas para absorver luz em determinados comprimentos de onda e transmitir essa informação ao cérebro. Enquanto uma pessoa normal tem três deles (o que permite que vejamos em torno de 1 milhão de cores), a artista tem quatro, então seus olhos são capazes de captar muito mais nuances de cores (estima-se que em torno de 100 milhões) do que uma pessoa comum.

rainbow-gully

"Rainbow Gully, Mission Hills, SD"

A mutação rara ocorre apenas em mulheres, pois como elas tem dois cromossomos X, se a mutação ocorrer em ambos, ela acaba com 4 cones, enquanto que se a mutação ocorrer em homens, que tem apenas um X, ele pode acabar tendo cegueira para cores daltonismo acromatopsia. Os pesquisadores confirmaram o quadro de Antico em 2012 e estimam que em torno de 1% da população tem esta mutação.

A forma como a mutação afeta a visão não é totalmente conhecida, mas os 3 cones presentes nos olhos das pessoas normais captam luz nas frequências vermelho, verde e azul, enquanto o pesquisador responsável pelo estudo do caso de Antico, estima que ela também perceba mais nuances de tons avermelhados, laranjas e amarelos.

A história de vida da artista é cheia de momentos interessantes, como o fato de ela já pintar e ser fascinada por cores aos 5 anos de idade. Antico espera poder ajudar os cientistas a entender a mutação e se possível criar uma plataforma on-line para que as pessoas possam testar se são tetracomistas.

the-cats-eow-24x36

"The Cat's Meow"

Fonte: PS.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários