Meio Bit » Internet » Na guerra contra o WhatsApp, Telegram passa a aceitar username

Na guerra contra o WhatsApp, Telegram passa a aceitar username

Com as novidades, os usuários do Telegram ganharam uma versão web, além de poder fornecer o username aos amigos e manter o número de telefone confidencial.

6 anos e meio atrás

telegram

Eu poderia começar este texto falando sobre a fragmentação da comunicação instantânea nos dias de hoje, mas acredito que seja um tema interessante para um texto exclusivamente sobre o assunto. O que me levou a escrever este texto foi uma rasteira muito interessante que o Telegram passou no WhatsApp e, de quebra, no Viber.

No início da noite desta quarta-feira, o pessoal do Telegram anunciou, através do Twitter, duas excelentes novidades aos usuários. A primeira delas foi a disponibilização de uma interface web do serviço. Assim, passa a ser possível utilizar o Telegram sem ter que fazer a instalação de nenhum programa (computador) ou app (mobile).

A segunda novidade — e, talvez, a mais interessante — foi a possibilidade de os usuários criarem usernames para o serviço. Com ela, o Telegram resolveu a vida daquelas pessoas que se preocupam muito com a privacidade e não gostam de passar o número de telefone para toda a interwebs. Basta fornecer o nome de usuário aos amigos (o meu é @RicardoFraga) e poder conversar com todos, mantendo o seu telefone no mais absoluto sigilo.

Por enquanto, a criação dos nomes de usuário e a inclusão de contatos através do username podem ser feitas exclusivamente através do web.telegram.org. Acredito que, num futuro muito breve, os aplicativos para todas as plataformas serão atualizados e ganharão a mesma feature.

Registrei o @Ricardo só para garantir. :p

Registrei o @Ricardo só para garantir. 😛

Em um primeiro olhar, a novidade pode parecer muito boba, mas ela dá uma grande vantagem ao Telegram em relação aos concorrentes, principalmente sobre o grandão WhatsApp, uma vez que este serviço sequer permite a instalação em tablets com iOS, além de não contar com aplicativos para desktop ou versão web.

Se você utiliza o Telegram, seja na plataforma que for, qual é a sua experiência com o serviço?

Leia mais sobre: , , , , , , , .

relacionados


Comentários