Meio Bit » Arquivo » Ciência » Militares usam Kinect para melhorar caixa de areia. Gatos aprovam.

Militares usam Kinect para melhorar caixa de areia. Gatos aprovam.

Uma caixa de areia de dar inveja a qualquer gato. Como? Com um projetor, um Microsoft Kinect, um software de simulação de terrenos e capacidade de rodar wargames. Desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisas do Exército a ARES é tudo isso e mais!

9 anos atrás

11D_1129

Quando em plena atividade um Porta-Aviões nuclear Classe Nimitz se torna um dos aeroportos mais movimentados do mundo.

Aviões decolando a cada 5 minutos, ciclos de pouso/decolagem de 10 minutos, espaço limitado para movimentação, onde um passo errado e você é engolido por uma turbina. Para complicar mais ainda há toda a logística de abastecer aviões com a quantidade certa de combustível, isso em um ambiente cheio de coisas que fazem cabum.

Controlar essa logística toda não é fácil.

Desde a 2ª Guerra os EUA usam o que chamam “Tabuleiro Ouija”, onde silhuetas dos aviões nas cores dos esquadrões são posicionados em uma mesa com o formato do convés de vôo. Porcas e parafusos coloridos identificam munição, combustível e outros recursos. Parece algo improvisado, inicialmente foi mas é muito mais rápido e intuitivo que qualquer gráfico. Por anos o Pentágono vem tentando implantar sistemas de computador para substituir o Ouija. Não se sabe se vão conseguir.

Outro método antigo de instrução que resiste ao teste do tempo é este aqui:

centralasians1

A caixa de areia é um espaço limitado onde você simula a geografia do terreno, planeja suas ações táticas, move miniaturas de tanques e tem uma visão totalmente Age of Empires da operação, e sem Fog of War, a não ser que você esteja no Alto-Comando das Forças Armadas da Jamaica.

Até hoje, mesmo em tropas tecnologicamente avançadas como as dos EUA, instruções via caixa de areia são a norma, mas isso vai mudar. O Laboratório de Pesquisas do Exército dos EUA criou a ARES — Augmented Reality Sandtable. Usando Microsoft Kinect, uma versão deste software e um projetor e software bem inteligente, construíram isto:

bilde

Não só você pode moldar a areia e ter o terreno projetado em tempo real, como se quiser imagens de satélites são sobrepostas, unidades de combate são posicionadas e ações inteiras podem ser simuladas. É como jogar Command & Conquer com as mãos.

Veja:

Os projetistas já estão imaginando versões bem maiores, funcionando em um ginásio inteiro, e versões portáteis, usando câmeras e projetores de bolso, como há em alguns celulares.

Só sei que uma caixa de areia digital dessas seria ainda mais divertido pra jogar Age do que uma mesa Microsoft Surface.

Fonte: MT.

relacionados


Comentários