Meio Bit » Arquivo » Games » Oculus teme que outros HMDs não resolvam o problema de motion sickness

Oculus teme que outros HMDs não resolvam o problema de motion sickness

Para fundador da Oculus VR, outras fabricantes de dispositivos de realidade virtual precisam tomar cuidado para lançar seus aparelhos só depois que resolverem o problema de motion sickness.

9 anos atrás

oculus-rift

Para algumas pessoas, jogar um game em primeira pessoa é uma tarefa quase impossível, tudo por causa de um mal estar causado pelo movimento da câmera, algo que ficou conhecido na indústria como motion sickness, ou cinetose em português.

Com os dispositivos de realidade virtual sendo apontados como uma das maiores inovações da indústria, muitos temem que o problema se torne bem mais forte e quem revelou estar preocupado com isso é Brendan Iribe, um dos fundadores da Oculus VR.

Durante uma palestra dada na conferência Web Summit, que aconteceu em Dublin, o executivo alertou outras empresas que estão desenvolvendo kits de realidade virtual para que eliminem o motion sickness de seus aparelhos antes que eles ganhem as ruas, assim como eles fizeram.

Estamos realmente ansioso para que isso seja a decolagem de uma indústria. Várias companhias virão, até mesmo companhias que não ouvimos falar há dois, três anos ou cinco anos. Ao mesmo tempo, estamos um pouco preocupados sobre grandes companhias que lançarão produtos que ainda não estão prontos. Este elefante na sala que é a desorientação e a cinetose. Estamos encorajando outras companhias, particularmente as grandes, a não lançarem um produto até que resolvam esse problema.

Esta não é a primeira vez que os criadores do Oculus Rift mostram interesse em dividir conhecimento com outras empresas e se você está se perguntando o motivo de tanta bondade, ela pode ser explicada pelo medo de ver fracassar novamente a tentativa de popularizar a realidade virtual e com a necessidade de vender várias dezenas de milhões de unidades do seu HMD, a Oculus imagina que um mal desempenho dos seus concorrentes não seria algo benéfico para a tecnologia.

Quanto ao lançamento do Oculus Rift, no mesmo evento Iribe disse que ainda deverá demorar alguns meses até que o HMD comece a ser vendido ao grande público e um dos motivos para tanta demora é a insatisfação da empresa com a maneira como controlaremos os jogos, seja por sensores de movimentos, joysticks ou teclado e mouse.

Fonte: The Guardian.

relacionados


Comentários