Meio Bit » Arquivo » Hardware » Echo, a curiosa torre-assistente virtual da Amazon

Echo, a curiosa torre-assistente virtual da Amazon

Amazon Echo: torre com assistente virtual é aposta da companhia para facilitar a vida dos consumidores — e colocar um botão de “Compre Agora” em suas casas

9 anos atrás

amazon-echo-001

OK, a gente já sabe que a Amazon está atirando para todos os lados. Ela quer ser o centro das atenções na sala com o Fire TV e tentou entrar no mercado de smartphones com o Fire Phone, o que sabemos não deu muito certo. Qual seria outra área/produto que tem chamado a atenção e que Bezos poderia enfiar o nariz?

Embora não seja uma escolha óbvia, assistentes virtuais estão se tornando o assunto da vez. Da Siri à Cortana e Google Now, as três grandes companhias tech estão investindo para facilitar a interação do usuário com seus gadgets. Só que a Amazon tem o desejo recente de aumentar sua presença nas casas de seus consumidores, e como o Fire Phone flopou criar uma assistente para seu smarthpone era inviável.

Solução: criar um hardware dedicado com uma assistente para se fazer presente nas residências. Esse é o Amazon Echo.

A ideia do gadget é que os usuários pensem nele como uma assistente física, com nome e tudo: ao chamar por “Alexa” — aí fica a questão: por que não chamar direto de “Echo” ou dar o nome de Amazon Alexa à torre? Detalhes, detalhes — o acessório pode fornecer uma grande game de informações e realizar ações diversas, como dar informações sobre o clima, realizar pesquisas e responder perguntas simples, e obviamente facilitar aquisição de produtos na lojinha do tio Bezos, permitindo que você adicione itens em sua lista de compras. Lembram do botão de “Compre Agora” que a Amazon estudava uma forma de colocar na casa das pessoas? Ei-lo.

amazon-echo-003

Todos os comandos são acionados por voz. O Echo é equipado com sete microfones e utiliza reconhecimento de voz de campo distante para captar comandos mesmo a uma grande distância, e em qualquer direção. Ele é dotado de cancelamento de ruído embutido, o que não inviabiliza as pesquisas mesmo com outros sons atrapalhando. Os alto-falantes também emitem a resposta em todas as direções, assim você poderá ouvir o Echo independentemente de onde você estiver.

amazon-echo-002

A torre é configurada através de um app, já que ele não possui comandos físicos fora dois botões: ação e mudo. Uma vez ligado na tomada ele começa a funcionar. É possível configurar serviços como Spotify e iTunes, portanto você poderá executar suas playlists diretamente nele — seja por comando de voz ou através do app, caso esteja num ambiente diferente.

http://www.youtube.com/watch?v=KkOCeAtKHIcIntroducing Amazon Echo

Por enquanto o Echo só será vendido nos Estados Unidos e apenas por convite: é possível solicitar um aqui, e caso seja selecionado pagar US$ 199 no gadget. Membros do programa Amazon Prime poderão levá-lo por apenas US$ 99.

Fonte: A.

relacionados


Comentários