Meio Bit » Hardware e periféricos » Problema da tela do OnePlus One é físico, não lógico

Problema da tela do OnePlus One é físico, não lógico

Usuário descobre que falha do touchscreen do OnePlus One, que deixa de responder não tem a ver com o software, mas com o jeito como o aparelho foi montado

6 anos atrás

oneplus-one

Há pouco mais de seis meses a parceria entre a OnePlus, uma startup fundada pelo ex-Oppo Pete Lau e a Cyanogen, que deixou de ser uma comunidade e se firmou como uma empresa desenvolvedora de um fork oficial do Android rendeu o OnePlus One, um aparelho de ponta que chamou muito a atenção por ser na época mais barato que os Nexus e equipado com hardware de ponta, e isso foi possível porque ele é vendido a preço de custo.

Entretanto houveram problemas. Primeiro, uma falha de segurança descoberta aos 46 do segundo tempo atrasou seu lançamento. Depois, usuários começaram a se queixar de um problema bem chato: o touchscreen deixava de responder após um tempo.

A OnePlus disponibilizou um update para o CyanogenMod 11S acreditando se tratar de um problema de software, o que não resolveu patavina. Foi então que um usuário descobriu que o buraco (ou melhor, o cabo) é mais embaixo.

Nos aparelhos afetados o touchscreen se comporta de maneira errática: em alguns ele não reconhece toque algum; em outros, apenas nas laterais; em alguns casos ele reconhece toques que jamais foram feitos, o chamado “toque fantasma”. O vídeo abaixo ilustra bem o problema:

Só que o usuário chamado vantt1, que já estava familiarizado com esse tipo de problema com touchscreens achou suspeito o fato da OnePlus atribuir a solução a um update de software, e resolveu investigar desmontando o aparelho. E de fato é um problema de hardware, pois o cabo flex do display faz contato direto com o chassi de metal do OnePlus One antes de se conectar à placa lógica, o que causa a intermitência. Detectado o problema, bastou aplicar fita isolante (removida de um iPad mini falecido, mas acredito que qualquer uma serve) na carcaça do smartphone e pronto, caso encerrado.

oneplus-one-flex-cable

Como o OnePlus One é quase que exclusivamente vendido pela internet, um canal de assistência técnica é imprescindível para evitar problemas como esse, que poderiam ser resolvidos facilmente. O que não pode acontecer é dizer que é um problema de software, quando não é.

Fonte: CoA.

relacionados


Comentários