Meio Bit » Arquivo » Internet » Twitter vai rastrear e coletar quais apps você instalou

Twitter vai rastrear e coletar quais apps você instalou

A fim de oferecer uma experiência "mais pessoal", Twitter vai coletar periodicamente uma lista de quais apps você possui instalados em seu smartphone

9 anos atrás

twitter

Não são raros os apps para dispositivos mobile que assumem uma postura um tanto invasiva, coletando dados e informações que não competem à execução do mesmo. Várias aplicações são bem xeretas, acessando agenda, lista de contatos e etc., comportamentos que ficam bem próximos de um malware.

O Twitter até então passava ao largo dessa polêmica, mas agora vai ao menos começar a coletar uma lista de quais aplicativos você tem instalado em seu smartphone a fim de oferecer uma experiência “mais pessoal”.

O intuito é obviamente oferecer melhores ofertas ao usuário baseado em seu gosto pessoal. Ao saber quais apps ele tem instalado, as sugestões nos posts patrocinados, bem como as dicas de quem seguir e exibir contas e tweets que tenham a ver com os produtos que você consome serão aprimorados. Por exemplo: usuários de apps de fitness verão posts ligados a artigos esportivos, quem possui vários games poderá ver ofertas da categoria, assinantes de serviços de streaming darão de cara com propagandas de seus concorrentes... tudo de forma a tornar o Twitter mais pessoal e claro, mais lucrativo.

Isso é próximo do que o CEO Dick Costolo sugeriu no início do mês, a possibilidade do Twitter contar com timelines temáticas. Aqui, diferente do recurso de coleta o usuário definiria quais são seus assuntos de interesse e o app se encarregaria de filtrar tweets desinteressantes. O que a empresa está tentando fazer é torna-lo mais parecido com o Facebook, passando a mostrar apenas o que o usuário quer ver e ao mesmo tempo oferecendo produtos e sugerindo contas mais alinhados com seu perfil.

Eu não concordo totalmente com a atitude do Twitter, embora todos nós estejamos nas mãos do Google há tempos e o Facebook fazer o mesmo de forma até mais escusa, coleta de dados não é algo que os usuários curtem. Ao menos o popular site de microblogs™ deixou claro que nenhum dado específico será acessado, apenas a lista dos apps que você possui instalado em seu smartphones será atualizada de tempos em tempos. Claro, se você não estiver a fim de compartilhar quais apps você usa será possível desativar a opção nas configurações.

Fonte: T.

relacionados


Comentários