Meio Bit » Arquivo » Games » Campanha financia criação de um novo ZX Spectrum

Campanha financia criação de um novo ZX Spectrum

Campanha para financiar coletivamente a criação do Sinclair ZX Spectrum Vega, uma máquina de jogos baseada no original, obtém sucesso e agora poucas unidades estão disponíveis para venda.

9 anos atrás

Sinclair-ZX-Spectrum-Vega

Ao contrário do que vemos hoje em dia, ter um computador na década de 80 era um privilégio para poucos e uma das pessoas que tornou a aquisição de uma máquina dessas um pouco mais acessível foi Clive Sinclair. Em 1982 o inglês lançou o ZX Spectrum, um computador que tinha 16 kB de memória RAM e agora o empreendedor está tentando relançar sua principal criação.

Graças a uma parceria com a Retro Computers Ltd, Sir Clive iniciou uma uma campanha no IndieGoGo para financiar coletivamente a criação do Sinclair ZX Spectrum Vega, uma máquina de jogos baseada no original e que trará alguns detalhes que deverão deixar os fãs bastante empolgados.

O primeiro deles é que o computador virá com 1.000 jogos na memória, um valor bem inferior aos mais de 14.000 lançados para o ZX Spectrum, mas ainda assim digno de nota. Além disso, aqueles que investirem no novo aparelho poderão carregar outros títulos através de um cartão SD e a promessa é de que mais jogos sejam lançados gratuitamente com o passar do tempo. Quanto ao controle, os envolvidos resolveram abandonar o teclado e criar um joystick mais simples, o que é compreensível se considerarmos que o Vega tem os gamers como alvo.

Sinclair-ZX-Spectrum-Vega-2

O interesse pelo aparelho foi tão grande que poucas horas após ter inicio, a campanha já havia atingido as £ 100 mil necessárias e das 1.000 unidades colocadas à venda, apenas algumas poucas restam, sendo que os interessados terão que investir cerca de US$ 150 para garantir uma.

A previsão agora é de que os “videogames” comecem a ser enviados em abril de 2015 e como os responsáveis garantem que o desenvolvimento está pronto, com protótipos funcionando perfeitamente, é provável que eles consigam cumprir o prazo.

Além de ser uma excelente oportunidade de atender um público bastante nostálgico, existe ainda a promessa de que os royalties sobre os jogos que serão disponibilizados para o Vega sejam doados para instituições de caridade, fazendo com que a iniciativa seja ainda mais admirável.

Como eu nunca tive a oportunidade de jogar em um ZX Spectrum, gostaria muito de poder comprar essa nova versão e por isso torço para que ela continue sendo vendida mesmo depois que o seu financiamento coletivo chegar ao fim.

Retro Computers — Sinclair Spectrum ZX Vega advert

http://www.youtube.com/watch?v=bj9vbufpEmcRetro Computers — The Sinclair Spectrum Vega team talk about the project

relacionados


Comentários