Meio Bit » Games » Ralph Baer — que o “pai dos videogames” descanse em paz

Ralph Baer — que o “pai dos videogames” descanse em paz

Ralph Baer, o engenheiro alemão que ostenta o título de criador dos videogames, falece aos 92 anos. Ele também inventou vários brinquedos eletrônicos inclusive o Simon, chamado por aqui de Genius.

7 anos atrás

Laguna_Genius_Estrela

O primeiro jogo eletrônico que o tio Laguna teve em sua infância foi esse disco voador aí ao lado.

O Genius era um negócio com luzes piscantes, barulhento e fascinante: era a versão eletrônica de “passar o abacaxi pra frente”, pois somente o amiguinho com melhor memória conseguia decorar a seqüência mais avançada. Aliás, se tem uma coisa da qual me arrependo na infância era desmontar meus brinquedos eletrônicos para ver como funcionavam. Sobraram-me poucos quando me dei conta que o melhor era conservá-los para brincar no dia seguinte, pois provavelmente o fim dele foi a lixeira.

Aquele Genius (aka Simon) foi a única invenção direta do Ralph Baer com a qual tive (breve) contato. Indiretamente, todos nós gamers já jogamos em algum console inspirado pela Brown Box, até porque esta máquina de origem militar se tornou o Odyssey. E este é considerado como o primeiro console da História.

Video Games | INVENTORS | PBS Digital Studios

Nascido na Alemanha, vindo de família judia, Ralph Baer veio aos Estados Unidos antes da Segunda Guerra. Autodidata, serviu como técnico de rádio na inteligência militar norte-americana em Londres durante aquele conflito. Depois da Guerra Mundial, ele se graduou bacharel em Engenharia de Televisão no Instituto de Tecnologia Televisiva de Chicago em 1949.

Em 1966, como empregado da companhia de eletrônica militar Sanders Associates, Ralph Baer começou a explorar a possibilidade de usar televisores para outras aplicações, aproveitando que tais aparelhos começaram a ficar menos caros (obrigado transistores). Nascia ali a Brown Box, desenvolvida em conjunto com dois outros colegas engenheiros, Bill Harrison e Bill Rusch.

vintagecomputing — Ralph Baer and Bill Harrison Play Ping-Pong Video Game, 1969

Em 1971, a Brown Box foi licenciada à Magnavox e o Odyssey chegaria ao varejo em 1972. Graças ao sucesso do console da Magnavox, outras empresas entrariam no ramo, como a Atari do Nolan Bushnell.

Ralph Baer inventou vários outros brinquedos eletrônicos, mas é considerado o pai dos jogos eletrônicos. Sábado (06/12), aos 92 anos, foi fazer companhia ao Chespirito Roberto Bolaños. Que descansem em paz.

Laguna_Ralph_Baer

Ralph Baer e sua Brown Box (Crédito: Polygon)

Na próxima vez que jogar Chaves Kart, lembrarei de ambos.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários