Meio Bit » Arquivo » Ciência » SciCast #59 — A Ciência de Interestelar

SciCast #59 — A Ciência de Interestelar

É possível condensar as teorias da Relatividade e da Física Quântica na telona e explicar tudo de uma forma que qualquer um entende? Silmar, Estrela, Jorge, Tarik e os convidados Caio Gomes e Roberto Pena discutem tudo a respeito da ciência de Interestelar.

9 anos atrás

SciCast_MP3Cover

Quando Interestelar chegou aos cinemas semanas atrás, muita gente ficou de queixo caído com o belo espetáculo visual que Christopher Nolan trouxe, a fim de contar uma bela história de perseverança da humanidade em frente as adversidades.

Porém nem tudo são flores, o filme recebeu duras críticas por procurar ser didático e mais importante, cientificamente preciso. Ao costurar conceitos científicos e pesquisas atuais em um filme de três horas, o resultado foi uma película que não agradou a todos, mas que ainda diverte, encanta, aflige e faz pensar.

É possível condensar as teorias da Relatividade e da Física Quântica na telona e explicar tudo de uma forma que qualquer um entende? O quão verossímeis são os robôs? Gravidade artificial, força centrífuga, a praga que destruiu todas as culturas da Terra, a NASA como organização secreta (pero no mucho), a regressão a uma sociedade que fechou os olhos para o espaço, o buraco de minhoca, o horizonte de eventos, dilatação do espaço-tempo, etc. O quanto disso é ficção e o quanto é baseado em fundamentos científicos reais?

Silmar, Estrela, Jorge, Tarik e os convidados Caio Gomes e Roberto Pena discutem tudo a respeito da ciência de Interestelar. Nolan mais acertou do que errou ou vice-versa? Até onde a consultoria de Kip Thorne ajudou na produção? É possível entrar num buraco de minhoca e sair do outro lado da galáxia inteiro? E mais importante: como diabos um planeta de água rasa tem ondas daquele tamanho?

Não esqueça que agora você pode ajudar a financiar o SciCast e visite o hotsite do SciCast para fazer o download e ler outras informações relacionadas.

Produção e Coordenação: Silmar Geremia. Equipe de Pauta: Estrela Steinkirch e Tarik Fernandes. Revisor: Silmar Geremia. Apresentação: Silmar Geremia e Jorge Flávio Costa. Engenharia de Som: Silmar Geremia. Edição, Sonorização e Mixagem: Estrela Steinkirch. Convidados Especiais: Roberto Pena e Caio Gomes. Foto da Vitrine: Warner Bros.

relacionados


Comentários