Meio Bit » Arquivo » Internet » Pelo visto teremos um client web do WhatsApp em breve

Pelo visto teremos um client web do WhatsApp em breve

Referência encontrada em código-fonte do WhatsApp indica que versão web do app de mensagens será disponibilizada em breve

9 anos atrás

whatsapp

Embora não fosse a ideia original, muita gente utiliza o WhatsApp para coordenar projetos, organizar grupos de estudo e para outras aplicações menos ligadas à sua principal função, que é ser um Messenger instantâneo para bate-papo. Por isso muita gente gostaria que ele tivesse uma versão que pudesse ser executada em desktops, livre da restrição de ter que amarrá-lo ao SIM card: isso impede que ele seja instalado em aplicações desktop como o BlueStacks por exemplo, destinada a rodar apps Android no computador.

Só que de as informações que andaram pipocando nos últimos dias se confirmarem, o WhatsApp poderá ganhar uma versão web em breve.

O primeiro indício desse movimento da startup que hoje pertence ao Facebook veio de Pavel Durov, líder do time responsável pelo Telegram. Em entrevista, ele disse que embora a base instalada do WhatsApp seja bem maior, sua equipe andou crescendo no olho nas funcionalidades de seu app, principalmente encriptação ponta-a-ponta e sincronização entre os apps mobile e o client web. Tanto é que segundo o ele o WhatsApp tentou tomar seu desenvolvedor web.

Agora surge uma evidência mais contundente: o site AndroidWorld.nl descobriu referências no código da versão 2.11.471 do app para Android (entretanto é importante notar que não se trata da última versão) apontando para a existência de um “WhatsApp web”, com strings indicando início e fim de sessão, bem como status e última atividade de usuários.

whatsapp-code

De acordo com o pessoal do WhatsAPI, a autenticação web ainda dependerá do smartphone: através do OAuth será enviada uma requisição para o app em seu dispositivo mobile, e somente após a confirmação o usuário será autorizado a utilizar o WhatsApp em seu desktop. O site já estaria encaminhado, visto que atualmente ele exige uma conta do Google para login.

Embora não seja o cenário ideal (há ferramentas melhores para isso), utilizar o desktop para conversas pelo WhatsApp pode ser uma mão na roda e tanto para muita gente. Resta saber quando a empresa vai divulgar a novidade ou se o fará de fato, já que as referências sumiram na versão mais nova do app; claro, pode ser um movimento para esconder o que andar fazendo, mas nunca se sabe.

Fonte: VB.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários