Meio Bit » Arquivo » Internet » Duolingo lança plataforma de idiomas gratuita para escolas

Duolingo lança plataforma de idiomas gratuita para escolas

Duolingo, o curso de idiomas simples e descomplicado acaba de lançar uma plataforma gratuita para ensinar idiomas nas escolas

9 anos atrás

duolingo-escolas

Quando eu ainda trabalhava no comércio eu conheci a sobrinha de um ex-chefe, cuja mãe é uma física que casou com um italiano e foi morar em Zurique, na Suíça. Quando a pequena veio ao Brasil pela primeira vez, com pouco mais de três anos eu constatei abismado que ela falava inglês, português, italiano e ainda estava aprendendo alemão. Tudo através do que ela ouvia em casa.

Quando não tínhamos internet aprender idiomas era duro, complicado. Ou se tinha dinheiro ou se nascia em família poliglota, do contrário acabaria no inglês das escolas que não é grande coisa. Hoje é diferente, programas como o Duolingo disponibilizaram o ensino de idiomas a praticamente todo mundo, este último disponível em uma cacetada de idiomas e ensina diversas línguas, indo do básico ao avançado, e tudo de graça.

O Duolingo, projeto do pai do CAPTCHA Luis von Ahn que busca traduzir toda a internet é de longe um dos mais completos e democráticos cursos de idiomas da internet. Disponível para web, iOS, Android e Windows Phone, ele se resume a apenas o ensino de inglês e espanhol para quem fala português, mas há diversos outros idiomas para quem já domina a língua da Rainha.

O que faltava? Apesar de útil e interativo o Duolingo ainda se resumia a um jogo, ele não tinha uma plataforma educacional dedicada a estudos aplicados, própria para professores e alunos. Não tinha.

duolingo-escolas-001

O Duolingo para Escolas é um painel de controle estruturado para professores acompanharem o nível de aprendizado de seus alunos, identificando padrões de desempenho e comportamento individual. Isso é algo que carece em nossa estrutura educacional: dar atenção ao indivíduo e adequar-se a seu ritmo, ao invés de forçá-lo a correr atrás dos outros. Com isso, a ferramenta formula exercícios de reforço personalizados de acordo com a necessidade de cada aluno.

O professor receberá os dados de cada aluno e acompanhará quanto tempo cada aluno levará para responder as questões. Se um deles demorar além do esperado para resolver as questões o sistema entenderá como falta de confiança, e o professor será informado e aconselhado a dar mais lições ao indivíduo.

duolingo-escolas-002

Segundo a assessoria de imprensa o Duolingo já era utilizado de forma informal por professores em vários lugares do mundo, mas agora eles contam com uma ferramenta própria, voltada para fortalecer o ensino de idiomas na sala de aula.

---

Para os professores: acessem o Duolingo para Escolas aqui.

Para os demais: o Duolingo está disponível para iOS, Android, Windows Phone e web.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários