Meio Bit » Indústria » OLX oficializa fusão com Bom Negócio, este deixará de existir em breve

OLX oficializa fusão com Bom Negócio, este deixará de existir em breve

“Sabe de nada, inocente!” Bom Negócio deixará de existir após unir esforços com a OLX. Entenda o acordo entre as duas gigantes de classificados online no Brasil que resultará numa nova OLX.

7 anos atrás

Em novembro, dois dos mais ferrenhos rivais no ramo de classificados online, o sul-africano Naspers e o norueguês Schibsted, uniram forças em alguns mercados emergentes. No Brasil, eles correspondem ao OLX e ao Bom Negócio.

Dona da argentina OnLine eXchange desde 2010, a Naspers é a maior empresa da África do Sul, tendo valor de mercado de mais de US$ 50 bilhões, enquanto a norueguesa Schibsted, que arrecada dois terços de sua receita online, vale US$ 7 bilhões. Não, a Naspers não está comprando a Schibsted. O Bom Negócio é de propriedade da SNT, uma joint venture entre a Shibsted e a Telenor ASA, outra companhia norueguesa embora esta seja de telecom.

No meio de dezembro, as autoridades de regulação na União Europeia aprovaram o acordo entre a Naspers e a Shibsted, que afetará o ramo de classificados online não só no Brasil como em Bangladesh, Tailândia e Indonésia. Ontem (22/01), a OLX tornou oficial a fusão com o Bom Negócio.

Laguna_OLX_Bom_Negocio

SNT desapegou com a Naspers e fez um Bom Negócio? (Crédito: OnLine eXchange)

A OLX vai manter os atuais negócios do Bom Negócio e o site deste continuará existindo temporariamente, mas somente para informar aos seus usuários sobre a união dos sites. A marca que permanecerá no Brasil será a OLX, então os usuários do Bom Negócio serão transferidos para a OLX.

A nova empresa será comandada por Andries Oudshoorn, que é (ou era) atual CEO do Bom Negócio enquanto Marcos Leite, atual CEO da OLX, assumirá um cargo sênior na nova OLX. Irônico que dia desses o Bom Negócio venceu a OLX ao comprovar que de factoa cada um minuto quatro coisas vendem”.

Também é interessante notar que a Naspers (chefiada por Bob van Dijk) tem participação de 30% no Grupo Abril S.A. e controla o Buscapé. Enfim, a eMarketer estima que o Brasil tenha 108 milhões de usuários de internet e mais de um terço dos quais compra online. Não foram informados os valores do acordo.

Agradeço ao Joel pela dica.

relacionados


Comentários