Meio Bit » Arquivo » Ciência » Você já foi à Bahia, nêga? Então vá! Lá tem vatapá, lá tem caruru, lá tem munguzá e em breve fábrica da Antonov

Você já foi à Bahia, nêga? Então vá! Lá tem vatapá, lá tem caruru, lá tem munguzá e em breve fábrica da Antonov

Você já foi à Bahia, nêga? Então vá! Lá tem vatapá, lá tem caruru, lá tem munguzá e lá em breve vai ter fábrica da Antonov, ucraniana que com medo do arranca-rabo com a Rússia está transferindo uma unidade de produção para Ilhéus!

9 anos atrás

tumblr_m7uhpo1ZnD1rt5tz7o1_1280

Em 1991 a Ucrânia se separou da União Soviética, pondo fim a décadas de controle autoritário vindo de Moscow, que deixou o pessoal de Kiev com várias batatas-quentes além de Chernobyl. Uma delas eram as armas nucleares. a Ucrânia era base de 1/3 do arsenal soviético.

Um acordo com participação de EUA, Rússia, Inglaterra e outros convenceu os ucranianos de que seria uma ótima idéia abrir mão de seu arsenal nuclear. Em troca os países se comprometeram a cuidar da Ucrânia, proteger e impedir que países malvados a invadam. O que poderia dar errado?

Corta pra 2014, a Ucrânia perdeu a Crimeia, depois de uma invasão russa igual aos velhos tempos. Putin está financiando rebeldes e mandando soldados disfarçados (ou nem isso) fazendo tudo pra pegar mais algumas fatias ou anexar o país de vez. Hoje a Ucrânia em boa parte é assim:

http://www.youtube.com/watch?v=GMxpYb3D260

Press TV News — Ukraine War - FOOTAGE Ukraine MLRS 9K57 ‘Hurricane’ fires on Russia terrorists in retaliation

E assim:

randomnewstube — Mariupol, Ukraine Bombing | Russian Seperatists in Mariupol Launch Offensive

Foguetes costumam ter um péssimo efeito na moral da maioria dos trabalhadores, mesmo nos que constroem foguetes, e isso prejudica a Antonov.

Uma das maiores fabricantes de aviões do mundo, com mais de 22 MIL aeronaves produzidas desde 1946, ela foi fundada em Novosibirsk, na falecida CCCP, mas em 1952 foi transferida para Kiev, na Ucrânia. São 22 mil funcionários com escritórios em 67 países.

O maior avião do mundo, o Antonov An-225 Mriya é obra deles. Com 88,4 m de envergadura e 84 m de comprimento, é único. Literalmente, só fizeram um.

A Antonov quer preservar sua capacidade de produção, então procurou alternativas, e a melhor delas é fugir de lugares onde a meteorologia seja feita com megatons. Eis que foram parar… na Bahia.

Oleksander Kiva vai chegar em Salvador semana que vem para assinar uma carta de intenções, a Antonov quer instalar uma fábrica na ZPE (Zona de Processamento e Exportação) de Ilhéus, aproveitando todas as vantagens legais, fiscais e geográficas do local.

A fábrica vai produzir o AN 38-100, um bimotor com capacidade para 27 passageiros. Não é uma expansão, a idéia é transferir a fábrica da Ucrânia para a Bahia.

Para nós é excelente, são mais empregos, know-how e dinheiro. Pra Ucrânia também, plano de vida e seguro de saúde que não cobre ataque russo é sempre mais barato.

De resto, eu ia terminar dizendo que não dá mais pra fazer piada de tudo ser devagar na Bahia, com eles produzindo aviões, mas descobri que a tal ZPE foi criada 17 anos atrás e só vai entrar em funcionamento em janeiro de 2016. Piada pronta.

Fonte: A Tarde.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários