Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Photoshop completa 25 anos em ótima forma e mais relevante do que nunca

Photoshop completa 25 anos em ótima forma e mais relevante do que nunca

O imensamente popular Adobe Photoshop completa 25 anos e lança vídeo de 1 minuto para comemorar a data ao som de Dream On do Aerosmith.

9 anos atrás

photoshop_25_anos

O Adobe Photoshop completou 25 anos de vida, e para marcar esta data tão especial, a Adobe lançou um vídeo comemorativo que mostra a evolução dos ícones e da barra de tarefas, além de vários “milagres” feitos com um dos aplicativos mais legais de todos os tempos. Os arquivos PSD desta montagem foram animados frame a frame, ou melhor, camada a camada para produzir o vídeo. A trilha de Dream On do Aerosmith é muito apropriada, pois a evolução do aplicativo ainda está bem longe de terminar, já que o Photoshop faz parte da nossa cultura, pro bem ou pro mal.

Como ferramenta que é, o PS pode usado para produzir desde verdadeiros desastres a incríveis obras de arte, e a manipulação de imagens com trucagens fotográficas é uma arte antiga, bem ilustrada pelo caso clássico de Leon Trótski sendo apagado das fotos oficiais da União Soviética por ordem de Josef Stalin. O Mashable inclusive fez um post muito interessante sobre o mundo da manipulação fotográfica sobre o tema, com imagens de 1850 a 1950.

Embora a primeira versão do Photoshop seja de 1988, pouca gente usou, pois ela era privada e não foi lançada comercialmente. A primeira versão oficial com o nome Photoshop foi lançada em fevereiro de 1990 para Macintosh, e foi exclusiva do sistema por mais 2 anos, até chegar no Windows no DOS. Hoje em dia, o PS está na versão Creative Cloud, e já chegou inclusive ao Chromebook.

Hoje em dia o aplicativo é usado de todas as maneiras possíveis por veículos online e da velha mídia, e continua mais relevante do que nunca. Na verdade é usado até demais, pois neste ano, 20% dos indicados ao prêmio World Press Photo foram desclassificados pelos juízes por manipulação, um número 3 vezes maior do que no ano passado.

Da minha parte, aproveito para deixar um agradecimento em nome do Meio Bit Foto a todos os envolvidos na criação e atualização deste software precioso, que merece todas as comemorações pelos seus primeiros 25 anos. Que venham mais 25!

Clique abaixo para ver o vídeo.

Atualização:
Hoje o Gilson escreveu de forma perfeita sobre a polêmica do uso do Photoshop em fotos da cantora Beyonce, que aliás é linda com ou sem manipulação (ou maquiagem).

relacionados


Comentários