Meio Bit » Arquivo » Internet » Contatos do Google ganha interface totalmente reformulada

Contatos do Google ganha interface totalmente reformulada

Depois de anos de abandono, Contatos do Google finalmente recebe atenção da empresa e ganha um visual totalmente reformulado e atualizado.

9 anos atrás

contatos_google_preview_listagem

Se há algo que me incomoda há muito tempo no Google, é o desprezo que a empresa demonstrava ao abandonar totalmente o Contatos do Google. Fazer qualquer coisa, naquela interface, era absurdamente sofrível. Mas, felizmente, parece que Mountain View resolveu dar um “tapa no visual” do serviço.

No final da tarde desta terça-feira, o Google anunciou a liberação, a todos os usuários, da versão preview do Contatos do Google. Com uma interface muito similar ao Inbox by Gmail (alguém lembra dele?), o novo gerenciador de contatos segue a linha material design que vem sendo adotada em vários serviços da empresa e centraliza, de uma maneira mais organizada e em um só lugar, as informações já existentes dos contatos com as informações públicas de seus perfis do Google+.

Ao acessar o serviço, o usuário dá de cara com uma listagem de todos os contatos separados por grupos. No menu flutuante da esquerda, é possível filtrar os contatos pelos grupos criados pelo usuário, os círculos do Google+, além da opção de encontrar e unificar contatos duplicados. Assim que entrei na opção, ele me avisou que havia 44 contatos duplicados e, em uma questão de minutos, eu já havia unificado todos eles com alguns poucos cliques do mouse.

contatos_google_preview_merge

Ao acessar um usuário específico, o Contatos do Google exibirá todas as informações localizadas sobre o indivíduo, independentemente da sua origem. Em uma só página, será possível visualizar os endereços de e-mail, números de telefones e as últimas mensagens trocadas com o contato em questão. Ao passar o mouse sobre as informações, um badge aparece e informa se a informação em questão foi inserida por você, ou se pertence ao perfil do usuário no Google+.

Se todos os contatos mantiverem as informações atualizadas no perfil do Google, você terá bem menos dor de cabeça de mandar mensagens ou efetuar chamadas telefônicas para um número inexistente.

contatos_google_preview_detalhes

Particularmente, gostei muito da experiência de uso da nova interface do Contatos do Google. Agora é esperar que ela seja amadurecida ao longo das próximas semanas, quando será disponibilizado a todos os usuários do Gmail. Mas, se você é como eu e não gosta de esperar para testar novidades, só clicar aqui e ser feliz.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários