Meio Bit » Arquivo » Ciência » Virgin também quer uma fatia do mercado de carros elétricos

Virgin também quer uma fatia do mercado de carros elétricos

Tesla de Elon Musk terá um adversário a altura? Virgin de Richard Branson estaria em vias de entrar no mercado de carros elétricos

9 anos atrás

richard-branson-virgin-electric

A gente convencionou dizer que o mais próximo de Tony Stark que nós temos é o Elon Musk, mas como já foi dito por aqui a alcunha cai como uma luva para Sir Richard Branson, esse sim um inventor/filantropo/mulherengo de marca maior. Só que no ramo de negócios ambos são bem parecidos: os dois empregam seus bilhões em pesquisa e desenvolvimento a sério, não têm medo de queimar grana com o espaço e por causa disso a SpaceX e a Virgin Galactic estão a anos-luz de um certo governo aí, que apenas brinca de explorar o cosmos (nem isso, na verdade).

É esperado que Branson e Musk sejam concorrentes, o que é excelente para o desenvolvimento de tecnologia e que vai beneficiar todos nós no futuro, e agora eles podem bater cabeça em mais um mercado: o de carros elétricos.

Tudo bem, a gente se acostumou a tirar sarro de projetos como o carro do Google, mas a Tesla Motors não está para brincadeiras. Musk investe pesado para apresentar carros elétricos verdadeiramente funcionais e também em infraestrutura, instalando estações de recarga em diversos pontos. Seus veículos são caros sim, como qualquer nova tecnologia mas com o tempo se tornarão mais acessíveis e esperamos, com melhor autonomia.

Branson, que não é bobo nem nada também está de olho nesse mercado. A Virgin Electric, divisão de sua companhia que participa da controversa Fórmula E seria apenas um frente no segmento, ele não está interessado apenas no cenário esportivo. Em entrevista à Bloomberg ele disse o seguinte:

Nós temos equipes trabalhando em carros elétricos. (…) Então nunca se sabe, quando menos esperarem você poderão ver a Virgin competindo com a Tesla no mercado de automóveis como já fazemos no segmento espacial. Vamos ver o que acontece.”

Claro que é preciso receber as palavras de Branson com um certo ceticismo, mas ele não é do tipo de pessoa que faz especulações e promessas vazias, tal como Musk. Branson já deixou claro em ao menos uma ocasião anterior que “o cheiro ruim que sai dos escapamentos dos carros se tornarão uma relíquia do passado daqui a alguns anos, assim como o cheiro de cigarros em restaurantes”.

Branson no entanto admite que a Tesla possui “carros tão sexys quanto qualquer outro de hoje em dia”. O grande problema é que investir em tecnologias novas, não poluentes custa muito dinheiro, até os Simpsons sabem disso. Haverá amortização no preço dos carros elétricos? Sim, claro, e com Branson entrando no páreo e, assim espero apresentando modelos tão bons quando os da Tesla esse ciclo será apressado, o que é bom para todos nós.

elon-musk-model-s

Enquanto isso…

Musk prometeu e cumpriu. Além do P85, a linha Model S ganhará uma atualização que trará piloto automático e maior autonomia. O pacote adicional deverá ser liberado em pelo menos três meses, será gratuito e OTA, olha só que modernidade.

Claro, por razões óbvias o recurso de direção autônoma só funcionará em estradas, além de exigir que o motorista esteja pronto para assumir o volante em qualquer eventualidade. Ainda assim a novidade chegará pelo menos um ano antes do que na concorrência, já que a GM prometeu o mesmo para o Cadillac CT6 apenas para 2016.

Fontes: BB e E.

relacionados


Comentários