Meio Bit » Arquivo » Filmes e séries » Quem é o verdadeiro autor de um filme?

Quem é o verdadeiro autor de um filme?

Responsável pelos enredos de filmes como 21 Gramas e Amores Brutos, o escritor Guillermo Arriaga questiona porque os filmes são considerados de autoria dos diretores e não dos roteiristas.

9 anos atrás

21-gramas

Recentemente vi uma entrevista de Guillermo Arriaga em que ele questiona algo que sempre me incomodou um pouco: porque os roteiristas de filmes não são creditados como os verdadeiros autores?

Caso nunca tenha prestado atenção, nós sempre nos referimos aos filmes como sendo de deste ou daquele diretor e mesmo durante as projeções é normal vermos frases como “Um filme de…” ou algo parecido. Porém, se as histórias são escritas pelos roteiristas, não deveriam ser eles os maiores “homenageados”?

Escritor e roteirista — ou como ele prefere, “escritor de cinema” ou “escritor de roteiros” — Arriaga ganhou fama mundial graças aos filmes 21 Gramas, Amores Brutos, Babel, todos dirigidos por Alejandro González Iñárritu, e apesar dos enredos destes longas terem sido muito elogiados, quase ninguém lembra o nome do responsável por eles, o que reforça a opinião do mexicano.

Embora enxergue o início de uma mudança, Arriaga afirma que essa tendência continua muita forte no cinema e citou como exemplo a televisão, onde muitos reconhecem o nome de Vince Gilligan, mas não sabem quem dirigiu a série Breaking Bad, com o mesmo valendo para as novelas.

Por ser uma mídia audiovisual, é natural que muitos não valorizem os criadores da história, preferindo considerar o trabalho do diretor algo mais importante, mesmo que inconscientemente. É claro que a responsabilidade de alguém como Steven Spielberg, Francis Ford Coppola ou Martin Scorsese é imensa, mas será que eles devem realmente ser considerados os autores dos filmes em que trabalharam?

Pois acho que deveríamos lembrar sempre que sem um roteiro não existe filme e como alguém que sempre gostou muito de boas histórias, tentarei passar a encarar essas produções mais como de autoria daqueles que criaram seus roteiros e não dos que “apenas” os passaram para a telona.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários