Meio Bit » Arquivo » Áudio e vídeo » Riff, o app do Facebook para criar vídeos colaborativos

Riff, o app do Facebook para criar vídeos colaborativos

Facebook insiste em morder o mercado do Snapchat e lança o Riff, um app que permite a criação de vídeos colaborativos

9 anos atrás

facebook-riff

E o Facebook continua atirando para tudo quanto é lado, esperando acertar alguém com um produto que atraia as massas. A mais nova tentativa da rede social é tentar bater de frente mais uma vez com o Snapchat mas de outra forma: ao invés de oferecer um app igual, dar uma opção com extras para os usuários.

Esse é o Riff, que introduz a ideia de criação de vídeos colaborativos.

O app permite a criação de vídeos curtos, de até 20 segundos. Até aí nada demais, mas a diferença é que ele permite que você o hospede na rede social, adicione um tópico e o compartilhe com seus contatos. Aqueles que já tiverem o app instalado receberão uma notificação e serão compelidos a continuar a brincadeira, anexando novos vídeos. Sim, ele tem um potencial quase infinito para pegadinhas, trolagens e outros problemas, mas é possível deletar suas próprias criações ou denunciar uma compilação inteira, caso ela saia muito do escopo proposto.

A intenção do Facebook aqui é tirar parte dos usuários do Snapchat evidentemente, em especial mirando no “Our Story”: ele exibe conteúdos compartilhados por pessoas próximas em um mesmo local ou evento. Mas também é uma forma de fornecer um modo de criação de vídeos coletivos de forma mais simples, acidentalmente (ou não) em resposta à onda de 2014 em torno do Desafio do Balde de Água Gelada: ele pode muito bem ser utilizado nesse sentido, dando boost em campanhas beneficentes.

Claro, tudo fica naquele campo das tentativas. O Facebook sabe que os jovens anseiam por apps desse tipo, isso ou o Snapchat não teria uma comunidade tão grande. Resta saber se diferente do Slingshot esse novo app vai dar certo.

Aos interessados, o Riff está disponível para iOS e Android.

relacionados


Comentários