Meio Bit » Internet » Facebook lança versão web do Messenger separada da rede social

Facebook lança versão web do Messenger separada da rede social

Com o lançamento da versão web do Messenger, o Facebook passa a permitir que as pessoas utilizem o IM sem terem que acessar a rede social.

9 anos atrás

facebook_messenger_web

Se há algo que o Facebook sabe fazer muito, muito bem, é dividir os seus serviços em diversos aplicativos diferentes. Para iOS, há, por exemplo, o app para a rede social em si, o Messenger e o Pages Manager, entre outros. Para Android, além dos já citados, ainda há o Groups e mais uma penca. Não satisfeito com a fragmentação nas aplicações, Markinho resolveu fragmentar a experiência web dos usuários.

Nesta quarta-feira, o Facebook anunciou uma versão “standalone” do Messenger. Acessível através do endereço messenger.com (me pergunto quantos rins Markinho teve que vender para conseguir este URL), a nova página permite que os usuários utilizem exclusivamente o serviço de troca de mensagens sem terem as postagens como distração.

facebook_messenger_web_chat

Após entrar com o seu login e senha (se os campos não aparecerem para você, basta acessar messenger.com/login), o usuário irá se deparar com uma listagem de todas as suas conversas anteriores, bem como com a possibilidade de iniciar o bate-papo com um novo contato, inclusive podendo ativar as notificações desktop para que o navegador avise sempre que houver uma nova mensagem.

Na parte superior direita da janela, o usuário pode adicionar um novo membro à conversa, iniciar uma chamada de áudio com o contato, ou, ainda, uma chamada de vídeo. Se quiser liberar mais espaço na tela, basta clicar no “i” que as informações sobre o contato serão ocultadas imediatamente.

Visualmente, a primeira impressão que tive foi de uma grande perda com espaços em branco, situação que pode ficar ainda pior conforme a resolução do monitor do usuário for aumentando. Se o usuário ocultar as informações do contato, pior ainda².

Particularmente, utilizo muito pouco o Facebook. Como, na maioria das vezes, acesso a rede social exclusivamente para ver as mensagens enviadas por alguns poucos contatos (não tenho o Messenger instalado no celular ou tablet), a nova versão do bate-papo foi uma boa para mim.

Se você é daqueles que utiliza muito o mensageiro, mas vive perdendo o foco e acaba se afogando no feed de atualizações dos contatos, também pode ser uma excelente saída.

Fonte: The Next Web.

relacionados


Comentários