Meio Bit » Arquivo » Internet » Rússia proíbe memes com figuras públicas. Mas hein?

Rússia proíbe memes com figuras públicas. Mas hein?

A Mãe Rússia não sabe brincar: memes com figuras públicas são ilegais por “representarem pessoas em situações que não condizem com a realidade”.

9 anos atrás

k1e7y

A Rússia é um país que possui políticos tão ou mais estranhos e desocupados do que os brasileiros. Existe o país que trabalha com coisa séria, que traz fábrica de Antonov para cá e volta atrás em decisão polêmica por causa da briga com os EUA do embargo de foguetes.

Existe também o país controlado pela mão de ferro de Vladimir Putin, que entre outras coisas está fechando o cerco tecnológico com decisões como  exigir acesso aos dados da Apple e SAP, obrigar empresas a armazenarem dados no paísbanir AMD e Intelcontrolar a imprensa e a internet, exigir que devs mobile deem preferência ao Tizen e Sailfish e por aí vai.

E há o país esquisito, onde homofobia é lei e a agência de controle de mídia recomenda que os cidadãos evitem selfies para não transmitirem piolhos e. É de justamente dessa Rússia que vem a última: o Roskomnadzor, ou Serviço Federal para Supervisão de Comunicações, Tecnologia da Informação e Mídia de Massa (traduzindo, é censor) lembrou os russos que é ilegal a postagem de imagens de pessoas reais em situações “que não refletem a realidade”.

putin-001

Em uma postagem na rede social local VKontakt (uma espécie de Facebook local) o órgão informou que é ilegal publicar uma imagem de uma pessoa pública que não faça conexão alguma à sua personalidade, e a tal lei convém dizer é antiga. A notícia veio a público por causa de uma artista local que entrou com uma ação contra internautas, reclamando de memes usando sua imagem. O juiz que deu causa à ela exigiu que o alerta fosse dado à população.

Claro que o Roskomnadzor está fazendo sua parte de controle de mídia, tal qual a decisão de exigir que blogueiros se registrem da mesma forma que jornais. É também uma forma de tentar coagir os internautas a não zoarem com a figura pública de Putin, que é um dos alvos favoritos dos memes em todo o mundo.

putin-is-in-love-meme

Recentemente o Roskomnadzor bloquearam o site de Alexei Navalny, um dos principais opositores ao governo Putin. Isso e outras ações já o colocam como aquele clássico órgão de censura que ninguém curte. As reclamações em torno da proibição dos memes estão bem barulhentas, já que é censura pura e simples.

Eu não sei dizer se isso será levado às vias de fato, penso que a lei tem mais o que fazer do que ficar prendendo membros do Reddit toda vez que publicam um meme novo do Putin. Mas em se tratando da Rússia, eu espero qualquer coisa.

Fonte: AT.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários