Meio Bit » Arquivo » Mobile » Facebook vai disponibilizar Wi-Fi em Heliópolis

Facebook vai disponibilizar Wi-Fi em Heliópolis

Boas novas, pessoal. Se você mora em Heliópolis, claro. O Facebook fechou um acordo com o Governo Federal para fornecer banda larga via Wi-Fi pros 200 mil habitantes da favela. Isso é ótimo, pense na raiva das operadoras gananciosas que não vão mais extorquir usuários de pré-pago…

9 anos atrás

1034

No sétimo Encontro das Américas, na Cidade do Panamá, nossa Presidenta se encontrou com Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, onde anunciaram um projeto onde a empresa irá bancar a disponibilização de banda larga para os 200 mil moradores da favela de Heliópolis, em São Paulo.

É o tipo de projeto que nem sendo do contra dá pra contra, e o Facebook não é estranho por lá. Já desenvolvem projetos de cursos de informática, disponibilização de PCs com internet e inclusão do comércio local na rede.

Expandir é sempre bom, mas sendo realista, por mais que eu sonhe com um futuro Star Trek, sei que a tecnologia por si só não é solução. Sonhávamos nos primórdios da internet em uma Segunda Renascença, com a arte da escrita sendo exercida por todos, hoje é de miguxês pra baixo. O Fórum Mundial de Troca de Idéias foi deixado de lado, importante é xingar muito no Twitter.

A internet nunca cumpriu seu papel de grande força transformadora, as Grandes Lutas hoje em dia duram no máximo alguns dias, e se você duvida… #Kony2012.

A favela não vai ter seus problemas resolvidos com internet. Mark fala de serviços gratuitos de saúde, educação, empregos. Mark, meu filho, todo problema de saúde consultado na internet dá sempre em câncer, e o pessoal da favela não tem LinkedIn. E educação? Não, dificilmente o professor da Escola Municipal Ronald Golias vai conhecer o Khan Academy. Que dirá passar como reforço.

A internet não vai mudar a vida dessas pessoas, não no sentido vendido nos releases, mas mesmo assim será bem-vinda, por um excelente motivo: a ANATEL, agência desreguladora que rege a área deixou as operadoras modificarem seus modelos de fornecimento de banda larga móvel. Agora, depois que você excede as ridículas franquias no modo pré-pago, seu acesso é cortado.

Ou seja: nossas operadoras de telefonia são tão gananciosas, inescrupulosas, sovinas que se recusam a deixar um link de 32 kb/s, preferindo extorquir o último centavo do sujeito que tem uma linha pré e fica no Facebook no ônibus, quando volta do batente.

Esse sujeito ao menos em casa acessará via Wi-Fi do Mark, e dará uma enorme banana pras operadoras mesquinhas. As pessoas farão que já fazem, apenas melhor e mais barato. E isso é bom.

E claro, como estamos falando de brasileiro, o gafanhoto da internet, já invadimos os comentários do post do Zucka sobre o assunto, agora repleto de gente xingando petralha, coxinha, reaça, etc. Sério, só tem pérolas, como:

Você é um RIDÍCULO Mark!! O Brasil vai te cobrar caro por isso, pode crer!!! LIXO HUMANO!!!

Que uma boa alma “traduziu” para:

You're a Mark RIDICULOUS !! Brazil will charge you for that expensive , believe me !!! HUMAN GARBAGE !!!

VAMOS ACHAR OS MELHORES MATADOR DE ALUGUEL E CAÇAR ESSE DESGRAÇADO NOS EUA E TRAZER A CABEÇA DELE NUMA BANDEJA PARA O BRASIL

The "coxinhas" are crazy. Go Dilma go!!!!!

É isso aí presidente DILMA, coração valente!!

(esse não viu o filme até o fim)

Fonte: Ad Week.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários