Meio Bit » Arquivo » Filmes e séries » Por que mantenho a minha expectativa baixa em relação a Batman v Superman

Por que mantenho a minha expectativa baixa em relação a Batman v Superman

Faltando um ano para a estreia, o que esperar do filme Batman v Superman baseando-se no novo teaser da Warner? Promete ser uma batalha entre super-heróis DC bastante épica, épica demais pra ser verdade.

9 anos atrás

Laguna_Batman_v_Superman_peq

Pôster feito por fã ano passado, não lembro onde peguei

Dos super-heróis da DC Comics, meu favorito é o Homem-Morcego. No cinema, suas adaptações tiveram a maior e talvez melhor galeria possível de vilões. No Batman de Tim Burton, Jack Nicholson interpretou o melhor dos vilões, “O” Coringa. 19 anos depois, Heath Ledger faleceu tentando fazer o mesmo (← sarcasmo).

Agora surge um novo vilão na história do Cavaleiro das Trevas que tentará nos fazer esquecer um pouco do palhaço suicida, um tal de Super-Homem.

Laguna_Superman_False_God

Que o Gilson me perdoe, mas o tio Laguna quase sempre viu o Superman como a versão DC do Capitão América, um líder chato e certinho da Liga da Justiça. Nos ótimos filmes do Richard Donner, o alter ego de Clark Kent foi retratado como uma espécie de Messias alienígena.

Os filmes seguintes continuaram mais ou menos nessa mesma linha: o Supinho salva o dia sem machucar ninguém. Até a Marvel me fez gostar do Capitão América desde o primeiro filme e alguém lá na Warner percebeu que estavam comendo poeira da Marvel e Disney nos cinemas.

Aí veio o recente Homem de Aço: nele, Kal-El parece ter sido amaldiçoado. Amaldiçoado por indiretamente trazer destruição por onde passa. Destruição essa causada pelos vilões. Muita gente morre no confronto contra o general Zod e, embora Superman seja respeitado por muitos ao conter a invasão alienígena, a opinião pública considera o Super-Homem como ameaça.

Essa deve ser inclusive a opinião de um certo vigilante aposentado de uma cidade distante de New York Metrópolis, lá em Seattle Gotham.

Laguna_Batman_Dark_Knight_Returns

“Você vai sangrar!”

Eita, essa promete ser uma batalha épica, o tio Laguna precisa manter baixa a expectativa desse novo filme do Batman. Por quê?

Primeiro: a marca do Nolan.

Ainda estou com saudade do universo criado pelos irmãos Nolan. Meu maior arrependimento em cinema foi deixar de assistir Batman Begins na telona por não acreditar que a Warner na época ia conseguir consertar o rastro de fezes deixado por Batman & Robin.

Só fui assistir o filme introdutório pouco antes de o colossal The Dark Knight chegar aos cinemas. Por mais que a seqüência tenha sido longa demais e pouco inferior, a obra dos Nolan como um todo ainda me é muito marcante.


compro Blu-ray pelos extras, mas nesse caso revejo os filmes sempre que posso (crédito: tio Laguna)

Não à toa Arrow se situa naquele universo dos Nolan, embora eu prefira a série The Flash.

Segundo: o Ben Affleck.

Como diretor, o cara se garante; como ator, nos deu aquele Demolidor. Não acho que ele em si vá nos decepcionar como o Batman, mas o maluco do Zack Snyder supostamente coloca no morcegão a voz gutural do Batman do Nolan. Se for mesmo isso, aí não dá, meu amigo.

Embora eu goste do Batman do Nolan, o sucesso daquele fez com que muita adaptação dos quadrinhos viesse naquele tom todo mastigado, com a necessidade de se explicar e ser realista. Deve ter sido o que aconteceu com o Lanterna Verde: gostei; mas a maioria, não. Ao menos o Ryan Reynolds ficou com a mocinha.

Terceiro: vilões demais.

Laguna_Dawn_of_Justice

Pôsteres oficiais do filme (crédito: @ZackSnyder)

Embora o Superman vá ser o vilão inicial, estamos falando do filme que tentará iniciar o universo cinematográfico da DC. Ou seja: se de dia o Batman e Superman brigam, à noite estão se amando planejando o nascimento da Liga da Justiça.

Então posso supor que, além do Kal-El teremos Lex Luthor ou mesmo mais vilões sendo apresentados no filme. E filme com vilões demais — sem serem bem administrados — pode acabar virando um novo Homem-Aranha 3, matando a franquia.

Quarto: o teaser.

Alguém no Brasil vazou o vídeo, a Warner liberou de vez na civilização e os dois minutos não mostraram muita coisa.


Warner Bros. Pictures — Batman v Superman: Dawn of Justice - Official Teaser Trailer [HD]

Ao contrário da Warner, a Marvel não tem vergonha de expor ao máximo o Vingadores: Era de Ultron com diversos vídeos. Vazou? Libera no mundo inteiro. Dizem que dá certo na televisão.

Mesmo com o Superman v Batman: Dawn of Justice só chegando em 2016, me parece que a Warner prefere se reservar ao máximo. O tio Laguna respeita tal postura, mas o público do cinema está tão exposto à Marvel que tenho medo que as adaptações da DC Comics no cinema sejam confundidas com as da Marvel. Especialmente com o Superman sangrando e matando.

UPDATE: não foi minha intenção falar mal de um filme que nunca vi ou mesmo tentar destruir personagem algum. Só estou tentando manter a expectativa baixa de um novo filme do Batman que pode ser épico. O Batman é meu super-herói favorito. Não gostava muito do Capitão América, mas desde o primeiro filme recente da Marvel conseguiram me fazer gostar dele. Do Super-Homem prefiro os filmes do Richard Donner, embora eu tenha gostado do Homem de Aço.

Leia também:

relacionados


Comentários